Longe do Paraíso:

Jazz, de Toni Morrison, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo

Authors

  • Ângela Maria Dias

Abstract

O ensaio propõe-se interpretar as escritas de Morrison e Evaristo, explorando as correspondências entre memória e criação nas respectivas obras, a partir do ponto de vista de cada narrador, diante dos respectivos enunciados. Levando em conta o papel da enunciação diante do mundo ficcionalizado, como forma simbólica, a presente investigação pretende interrogar até que ponto a economia de cada universo narrativo organiza um contra-discurso em relação ao cânone dominante, na busca da reconstrução de uma identidade histórica e ficcional, em que dados da tradição se misturam à contemporaneidade de personagens desenraizados e investidos na compreensão das próprias perdas. Neste sentido, a atual proposta se dispõe a perguntar até que ponto o papel da distância narrativa projeta, na dimensão estética que lhe é inerente, as especificidades características dos cânones afro-americano e afro-brasileiro, respectivamente, e, na medida do possível, consegue delinear a ética do engajamento político das escritoras, seja ele de raça e/ou de classe e/ou de gênero.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, v. 1: magia e técnica, arte e política. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o Estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Trad. de Anamaria Skinner. São Paulo: Relume Dumará, 1994.

DUBEY, Madhu. Signs and Cities Black Literary Postmodernism. Chicago and London: University of Chicago Press, 2003.

ECKARD, Paula Gallant. “The interplay of music, language and narrative in Toni Morrison’s jazz”, CLA Journal 38.1, 1994, p. 11-9.

ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno: arquétipos e repetição. Lisboa: Edições 70, 1969.

ELLISON, Ralph. Shadow and act. New York: Random, 1964.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.

MCKAY, Nellie Y. e EARLE, Kathryn. Approaches to teaching the novels of Toni Morrison. New York: The Modern Language Association, 1997.

MAC RAE, George. Introduction to “The Thunder, Perfect Mind”. New York: Nag Hammadi Library in English, 1977.

MORRISON, Toni. Jazz. New York: Vintage Books, 2004.

_________. What moves at the margin. Selected Non Fiction. Edited and with an Introduction by Carolyn C. Denard. Jackson, University Press of Mississippi, 2008.

GATES Jr., Henry Louis. The signifying monkey: a theory of African-American literary criticism. New York: Oxford University Press, 1989.

PAGE, Philip. Dangerous freedom: fusion and fragmentation in Toni Morrison’s novels. Jackson, University Press of Mississippi, 1995.

PAQUET-DEYRIS, Anne-Marie. “Toni Morrison’s Jazz and The City”. African American Review, v. 35. Indiana State University, Summer 2001, pp. 219-31. Disponível em: <http://www.luminarium.org/contemporary/tonimorrison/jazz.htm>. Acesso em: 20 mar. 2008.

RIBEIRO, Esmeralda e BARBOSA, Márcio (org). Cadernos Negros: três décadas: ensaios, poemas, contos. São Paulo; Brasília: Quilombhoje; Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2008.

RICHARD, Nelly. Intervenções críticas: arte, cultura, gênero e política. Trad. de Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

Published

2011-01-04

How to Cite

Dias, Ângela M. (2011). Longe do Paraíso:: Jazz, de Toni Morrison, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (32), 173–185. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9576

Issue

Section

Free Theme Section