Fetiches do desejo e da morte:

sobre a literatura de Valêncio Xavier

Autores

  • Ângela Maria Dias Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40184415

Resumo

A estética bricoleur, concebida pela obra de Valêncio Xavier, experimenta uma espécie de clímax na última coletânea publicada pelo autor em vida, Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros, de 2006. O formato alegórico do conjunto de relatos convoca o leitor ao trabalho incerto da interpretação, sempre dificultada pelo efeito de nonsense, causado pela mistura de sensacionalismo e melancolia. A dominância da fotografia tem uma importância significativa na montagem de ilustrações e palavras característica do texto. Sua natureza ambivalente, pela dialética entre proximidade e distância do referente, dramatiza os fetiches da mercadoria e da sexualidade. Nesse sentido, a obra em questão propicia, simultaneamente, a denúncia da sociedade do espetáculo e a conivência prazerosa com seus objetos e imagens. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio (2007). Profanações. Tradução e apresentação de Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo.

BENJAMIN, Walter (1984). Origem do drama barroco alemão. Tradução, apresentação e notas de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense.

DEBORD, Guy (1997). A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto.

DELEUZE, Gilles (1991). A dobra Leibniz e o Barroco. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. Campinas: Papirus.

DUBOIS, Philippe (1993). O ato fotográfico e outros ensaios. 8. ed. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus.

FOUCAULT, Michel (2001). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Organização e seleção de textos de Manoel Barros da Mota. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

KEHL, Maria Rita (2004). Fetichismo. In: BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre a televisão. São Paulo: Boitempo.

KLINGER, Diana Irene (2007). Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7Letras.

SAFATLE, Vladimir (2008). Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo.

XAVIER, Valêncio (2006). Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros. São Paulo: Companhia das Letras.

Downloads

Publicado

12/08/2014

Como Citar

Dias, Ângela M. (2014). Fetiches do desejo e da morte:: sobre a literatura de Valêncio Xavier. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (44), 319–330. https://doi.org/10.1590/2316-40184415