Cidades cruéis de Nelson Rodrigues e Roberto Arlt
Resumo
O artigo discute a noção de cidade como forma de organização do pensamento sobre cultura e espaço imaginário de invenção e ocupação literária, sobretudo a partir dos anos 20, no Brasil e na Argentina. Analisa a tragédia urbana nas narrativas de Roberto Arlt e Nelson Rodrigues. E traça o horizonte atual do latino-americanismo face ao processamento da “heterogeneidade radical da herança” cultural como trabalho de tradução constitutivo das identidades nacionais.
Downloads
Referências
ARCHETTI, Eduardo P. “El tango argentino”. In: PIZARRO, Ana (org.). América Latina: palavra, literatura e cultura, volume 3. São Paulo/Campinas: Memorial/UNICAMP, 1995.
ARLT, Roberto. “Palavras do autor”. Os lança-chamas, em Os sete loucos & Os lança-chamas. Trad. Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Iluminuras, 2000.
______. As feras. Trad. Sérgio Molina. Apresentação Ricardo Piglia. São Paulo, Iluminuras, 2000.
______. Viagem terrível. Trad., apresentação e cronologia Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Iluminuras, 2000.
DIAS, Ângela Maria. “Nelson Rodrigues para massas ou a recuperação pelo kitsch”. Tempo Brasileiro Cultura/Comunicação, 68. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, janeiro-março 1982.
MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. Rio de Janeiro: MEC/DAC/ FUNARTE, s/d.
______. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. 2ª ed., revista e ampliada. São Paulo: Perspectiva, 1992.
PEREIRA, Victor Hugo Adler. “Nelson Rodrigues ”“ dramático cronista”. In: RESENDE, Beatriz (org). Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio/CCBB, 1995.
______. Nelson Rodrigues e a obscena contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
RIVERA, Jorge B. “Textos sobre Roberto Arlt y la ciudad rabiosa”, em PIZARRO, Ana (org.). América Latina: palavra, literatura e cultura, volume 2. São Paulo/Campinas: Memorial/UNICAMP, 1995.
RODRIGUES, Nelson. A vida como ela é: o homem fiel e outros contos. Seleção Ruy Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SARLO, Beatriz. Paisagens Imaginárias. Trad. Rubia Prates Goldoni, Sérgio Molina. São Paulo: EDUSP, 1997.
______. “Modernidad y mezcla cultural. El caso de Buenos Aires”, em BELLUZZO, Ana Maria de Moraes (org.). Modernidade: vanguardas artísticas na América Latina. São Paulo: Memorial/UNESP, 1990.
WALDMAN, Berta. “Figurações da margem: algumas anotações sobre o texto de Nelson Rodrigues”, em ANDRADE, Ana Luiza (org). Travessia: Nelson Rodrigues, 28. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1º semestre 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.