ARTEDUCAR PARA INTERVIR

Autores/as

  • Ana Elisabete Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v9.n2.2019.04

Palabras clave:

Crítica, Liberdade, Patrimônio Cultural, Brasília, Educação

Resumen

Intervir, como construir no pré-existente, é parte constitutiva do projetar. Mas, intervir em obra de arte pressupõe, por parte do arquiteto e urbanista, atenção adicional porque é seu dever salvaguardála em sua inteireza, matéria e essência. Se a crítica sobre o construído, como parte do processo projetual, pressupõe liberdade, no caso da obra de arte essa liberdade se mostra, de certa maneira, cerceada. Ensinar a apreender os procedimentos da construção da crítica da arquitetura patrimônio artístico, desvelando as possibilidades e os limites da liberdade do intervir é uma das tarefas da Disciplina Técnicas Retrospectivas. Considerando o objetivo do Simpósio, o presente artigo se propõe a apresentar o lugar da arte, da crítica e da liberdade no ensino de Técnicas Retrospectivas na ação de arteducar para intervir. Estrutura-se, portanto, assim: apresenta Técnicas Retrospectivas; aborda, à luz da arte, da crítica e da liberdade questões gerais do ensino da intervenção em patrimônio a partir de um dos estudos de caso propostos; e traz à tona exemplos de trabalhos desenvolvidos pelos alunos no enfrentamento das questões gerais anteriormente discutidas e do tema escolhido.

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Publicado

2020-01-01

Cómo citar

Medeiros, A. E. (2020). ARTEDUCAR PARA INTERVIR. Revista Estética E Semiótica- RES, Revista Estética Y Semiótica, 9(2), 66–77. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v9.n2.2019.04