ARTE E VERDADE NA ARQUITETURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAPERSPECTIVA PRESERVACIONISTA

Autores

  • Ana Elisabete Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v7.n2.2017.05

Palavras-chave:

Arte, Verdade, Arquitetura, Prática preservacionista, Movimento Moderno

Resumo

Considerando o propósito do Simpósio de discutir a correlação entre a ausência de evidência filosófica e a ausência da evidência estética na produção artística contemporânea, a partir da relação entre arte e verdade, o presente artigo pretende refletir a arte e a verdade tendo como alicerce o patrimônio cultural como ponto de vista. Se o maior problema teórico do patrimônio cultural, depois do reconhecimento das expressões da arquitetura e urbanismo do Movimento Moderno, é a autenticidade dos monumentos e sítios, este texto defende a ideia de que a prática da preservação do patrimônio exige, do ato de projetar, uma presença filosófica que a aproxima da evidência estética, mesmo que esta aproximação seja menor que o desejável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisabete Medeiros

Arquiteta e urbanista pela UFPE, Mestre em Urbanismo pelo Institut d’Urbanisme de Grenoble da Université Pierre Mendès France ”“ IUG/UPMF, Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília e Pós-doutora pelo Laboratório PACT-IUG/UPMF. Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília ”“ FAU/ UnB, integra o LabEUrbe ”“ Laboratório dos Estudos da Urbe e é, atualmente, a Chefe do Departamento de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo ”“ DTHAU.

Downloads

Publicado

22-12-2017

Como Citar

Medeiros, A. E. (2017). ARTE E VERDADE NA ARQUITETURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAPERSPECTIVA PRESERVACIONISTA. Revista Estética E Semiótica, 7(2). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v7.n2.2017.05

Edição

Seção

Artigos