CAVALO-MARINHO: ESPACIALIDADES, ESPIRAL E CORAGEM DE UM CORPO-SÍGNICO.

Autores

  • Francisco Ferreira dos Santos Neto Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v4.n2.2014.06

Palavras-chave:

Brincantes, Cavalo-Marinho, Espacialidades, Corpo, Signo

Resumo

O presente trabalho aborda de forma objetiva uma “brincadeira” popular que acontece na Zona da Mata Sul de Pernambuco e divisa do mesmo estado com a Paraíba. O Cavalo-Marinho, seus brincantes e mestres envolvem-se com suas espacialidades e (re) significam seus corpos no espaço alcançando a tradição de anos através de movimentos do brincante e o constante treinamento em vestir “suas figuras” fazem com que o corpo-sígnico do atuante-ator-atriz-intérprete-brincante se desterritorialize e reterritorialize em sua dimensão simbólica, inclusive em palcos outros, que aqui chamaremos de “espacialidades”.

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Biografia do Autor

Francisco Ferreira dos Santos Neto, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB

Aluno da PPG-FAU/UnB na linha de pesquisa, Estética, Hermenêutica e Semiótica;Pós-Graduação em Códigos e Linguagens pela UnB-Universidade de Brasília (2009). Possui graduação em Educação Artística com Licenciatura em Artes Cênicas pela UnB- Universidade de Brasília (2006);Licenciado em Dança pelo IFB-Brasília; É professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1998.

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Como Citar

Santos Neto, F. F. dos. (2014). CAVALO-MARINHO: ESPACIALIDADES, ESPIRAL E CORAGEM DE UM CORPO-SÍGNICO. Revista Estética E Semiótica, 4(2). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v4.n2.2014.06

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