MAR DE PALMAS

Autores

  • Francisco Ferreira dos Santos Neto Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB
  • Júlio Cesar da Silva Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v4.n2.2014.09

Resumo

O ensaio fotográfico se chama Mar de Palmas. O ensaio invade a fronteira da poesia e da fotografia. Ele viaja ponte adentro, onde cada vez mais se aponta o ponto no horizonte e onde a cidade de Palmas-TO se faz ilha. Dependendo, claro, de onde se olha e de quem olha; mas esta solidão de um mar de água nada mais é que um vetor do olho do tempo, da direção e da dúvida do ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ferreira dos Santos Neto, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB

Aluno da PPG-FAU/UnB na linha de pesquisa, Estética, Hermenêutica e Semiótica;Pós-Graduação em Códigos e Linguagens pela UnB-Universidade de Brasília (2009). Possui graduação em Educação Artística com Licenciatura em Artes Cênicas pela UnB- Universidade de Brasília (2006);Licenciado em Dança pelo IFB-Brasília; É professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1998.

Júlio Cesar da Silva, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília - UnB

Aluno do Doutorado da PPG-FAU/UnB na linha de pesquisa, Estética, Hermenêutica e Semiótica; Mestrado em Filosofia pela UFG-Universidade Federal do Goiás. Possui graduação em Filosofia pela UFG; É professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica, livros IV e VI. (Tradução, introdução e notas Lucas Angioni) Clássicos da Filosofia: Cadernos de Tradução nº 14, IFCH/UNICAMP, 2007.

BACHELARD, Gastón. A Poética do Espaço. In: Os Pensadores XXXVIII. 1. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

DALE, K.; BURRELL, G. An-Aesthetics and Architecture. Tamara ”“ Journal of Critical Post modern Organization Science, v. 2, n. 1, p. 77-90, 2002.

FLUSSER, V. “Design: obstacle for/to the removal of obstacles”. In: ______. The Shape of Things: a philosophy of design. London: Reaktion, 1999.

HANNAH ARENDT, A condição humana tradução de Roberto Raposo. Posfácio de Celso. Lafer. - 10. Ed. A Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

HEGEL, G.W Friedrich. Estética. Lisboa: Guimarães, 1993.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Biblioteca de Filosofia Contemporânea. Ed.: Edições 70. Tradutora: Maria da Conceição Costa.

___________. Ser e tempo. Tradução de Fausto Castilho. Campinas, SP; Rio de Janeiro, RJ: Editora da UNICAMP: Vozes, 2012.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. 2. Ed. Rio de Janeiro: Forense.

Universitária, 2010.

KOTHE, Flávio R. Ensaios de Semiótica da Cultura. Editora Universidade de Brasília, 2011.

Downloads

Como Citar

Santos Neto, F. F. dos, & Silva, J. C. da. (2014). MAR DE PALMAS. Revista Estética E Semiótica, 4(2). https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v4.n2.2014.09

Edição

Seção

Fotografias