A ampulheta da lexicalização e o trajeto antropológico do imaginário
Palabras clave:
Ampulheta da lexicalização; Ecossistemas linguísticos; Trajeto antropológico do imaginário.Resumen
O objetivo deste artigo e expor em relativo detalhe a ampulheta da lexicalização para, a partir daí, comparar o processo que ela representa com o do trajeto antropológico do imaginário proposto por Gilbert Durand. São apresentados mais dados linguísticos que antropológicos, mas muitos dados da teoria desse autor poderiam ser aduzidos. Um bom exemplo é o caso do médico imaginado como assassino, o advogado como ladrão e o padre como pidão dos idos das décadas de 1950 a 1970, numa pequena comunidade do interior de Minas Gerais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).