Antes e além das telas

economia e mercado cinematográfico em países da América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.33947

Palavras-chave:

Cinema. América Latina. Mercado cinematográfico.

Resumo

A feitura de um filme envolve aspectos que ultrapassam a obra em si. Por isso, é pertinente esmiuçar as questões que fazem parte da sua elaboração antes e além do produto acabado. As relações econômicas e o funcionamento do mercado audiovisual são algumas dessas particularidades que interferem diretamente na forma como as obras cinematográficas vão circular e ter alcance de público dentro e fora do seu país de origem. Os filmes, além de produtos artísticos e culturais, são também produtos industriais inseridos em uma lógica de mercado com regras, limitações e interesses econômicos. Os desafios desse processo e a disputa desigual travada ente o cinema da América Latina e a indústria de Hollywood estão entre os temas pontuados neste artigo.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

MAIA, Renata Santos; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues. Antes e além das telas: economia e mercado cinematográfico em países da América Latina. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.33947. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/33947. Acesso em: 4 nov. 2024.