O Brasil na Literatura do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i10.20094Palavras-chave:
História Cultural. Literatura. Século XIX.Resumo
Considerando a Literatura enquanto fonte representativa privilegiada do relato histórico, esta pesquisa tem o intuito de, por meio de uma análise crítica dos romances Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, Senhora, de José de Alencar, e A Mão e a Luva, de Machado de Assis, sob a perspectiva da História Cultural, analisar as relações sociais estabelecidas na sociedade brasileira do século XIX e como suas representações contribuíram para a formação da identidade nacional.
Downloads
Referências
ALENCAR, J. Senhora. São Paulo: Ática, 1991.
ALMEIDA, M. A. de. Memórias de um Sargento de Milícias. São Paulo: Escala, 2005.
ASSIS, M. A mão e a luva. 12. ed. São Paulo: Ática, 1998.
CANDIDO, A. Dialética da malandragem. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 8, São Paulo, 1970.
___________. Formação da Literatura Brasileira. 9. ed. Belo Horizonte: Itatiaia Limitada, 2000.
CARVALHO, J. M. de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 3. ed. revista. São Paulo: Globo, 2001.
GUINSBURG, J. (Org.). O Romantismo. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.
HALL, S. “Quem precisa da identidade?”. In: SILVA, T. T. da. Identidade e diferença ”“ a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
_________. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PESAVENTO, S. J. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SCHWARZ, R. Pressupostos, salvo engano, de “Dialética da Malandragem”. In: Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da. Identidade e diferença ”“ a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).