O Arquivo Público enquanto lugar de memória
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i10.20089Palavras-chave:
Lugar de memória. Arquivo Público do Distrito Federal. História oral.Resumo
O texto visa trabalhar o Arquivo Público do Distrito Federal enquanto lugar de memória, constituído com a finalidade de preservar determinadas memórias, procurando
compreender os critérios adotados pela instituição na seleção do que deve ser preservado sobre a memória da nova capital. Procura perceber o papel do arquivo não apenas como
guardião, mas também como produtor de memória, o que é feito muito claramente pelos rojetos de história oral que desenvolvem, e neste sentido, faz uma análise do Projeto
Memória da Construção de Brasília.
Downloads
Referências
Conceição de Massena. “Lugares de memória ou prática de preservar o invisível através do concreto”. In www.anpuh.uepg.br) acesso em 10/11/2006.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz/EDUSP, 1987.
CATROGA, Fernando. “Memória e História” in: Pesavento, Sandra Jatahy (org.). Fronteiras do milênio. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.
FERREIRA, Marieta de Moraes. História, Tempo presente e história oral. Topoi, Rio de Janeiro, dezembro, 2002 .
HALBWACHS, M. A memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HALL, Stuart. A Identidade em Questão. Horizontes, v. 23, n. 1, p. 67-76, jan./jun. 2005.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas, Calda Almeida Pereira. Rio de janeiro: Contraponto: Ed. PUC ”“ Rio, 2006.
LE GOFF, J. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão... [et al.] 5ª ed. Campinas, SP, Editora da UNICAMP, 2003.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC-SP. N° 10, p. 12. 1993.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
POLLAK, M. “Memória e Identidade Social”. Estudos Históricos, v. 5, n.10, 1992.
_________. “Memória, Esquecimento, Silêncio”. In: Estudos Históricos, vol. 2, n. 3. Rio de Janeiro, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).