Imigração, Identidade e Nostalgia
Uma análise a partir da História Oral
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i40.40835Palavras-chave:
Imigração. Identidade. Nostalgia.Resumo
O artigo é uma nota de pesquisa onde se analisa uma entrevista de história oral realizada com uma descendente de imigrantes japoneses. O objetivo é apreender questões relativas à constituição de uma memória acerca da identidade da entrevistada, observando a relação que ela, descendente de terceira geração de imigrantes, guarda com a terra de seus avós. Nosso argumento é de que a relação se constrói a partir de uma lógica memorativa “herdada”, elaborada sob o viés da nostalgia.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ANGÉ, Olivia & BERLINER, David (eds.) Anthropology and Nostalgia. New York: Berghahn Books, 2015.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
BENEDUZI, Luís Fernando. Memória, restus e nostalgia: um olhar sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul. Revista MÉTIS: história & cultura – v. 4, n. 8, p. 215-231, jul./dez., 2005.
BOYM, Svetlana. The Future of Nostalgia. New York: Basic Books, 2001.
CARTOGA, Fernando. Memória e História. In: PESAVENTO, Sandra Jathay. Fronteiras do Milênio. Porto Alegre: Editora da UFRS, 2001. p.43-69.
Entrevista com V.M.Y., realizada por Vitor Hugo Araújo, em 12 de dezembro de 2020, na cidade de Diamantina-MG.
OLIVEIRA, Eliene Dias de. Migração, identidade cultural e história oral: percurso possível de pesquisas. Revista Monções – out. 2014/ mar. 2015, p.170-181, 2015.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5. no. 10, 1992.
WEBER, Regina. Imigração e identidade étnica: temáticas historiográficas e conceituações. Revista Dimensões, vol. 18, p.236-250. 2006.
____________ Estudos sobre imigrantes e fontes orais: identidade e diversidade. Revista de História Oral, v. 16, n. 1, p.5-22, jan./jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Em Tempo de Histórias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).