A Nova História Política e a Idade Média: diálogos, caminhos traçados e possibilidades de estudo da esfera do Poder
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i33.23554Mots-clés :
Nova História Política. Poder. Idade MédiaRésumé
Em decorrência do “triunfo” obtido pelos Annales, o estudo da esfera política acabou sendo progressivamente marginalizado do metiê historiográfico. Levando em consideração esta constatação, demonstraremos neste sucinto artigo, os caminhos percorridos por esse campo de estudo do poder em seu retorno aos holofotes da História. Em outras palavras, rastrearemos o curso do “renascimento” do estudo da esfera política, que passa a ganhar corpo especialmente a partir de finais dos anos 1960 e no decorrer dos anos 1970, quando intelectuais de diversas áreas do conhecimento humano passam a rediscutir a extrema necessidade de resgatar o estudo da esfera política, precisamente por meio de novas premissas teórico-metodológicas, no campo da História.
Téléchargements
Références
BARROS, José D'Assunção. História Política: da expansão conceitual à s novas conexões intradisciplinares. OPSIS, Catalão, v. 12, n. 1, p. 29-55 - jan./jun. 2012.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BLOCH, Marc. Os Reis Taumaturgos. São Paulo: Companhia das Letras,1993.
BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1990.
DUBY, Georges. As Três Ordens ou o Imaginário do Feudalismo. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.
FALCON, Francisco. História e Poder. In: CARDOSO, Ciro F. et VAINFAS, Ronaldo (org.) Domínios da História. Ensaios em Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus. 1997 p. 61-90.
FEBVRE, Lucien. Michelet e a Renascença. Tradução de Renata Maria Parreira Cordeiro. São Paulo: Editora Página Aberta, 1995.
FÉRTIG, André. A História Política: da História Tradicional a História Renovada. Revista Territórios e Fronteiras, V.2 N.2 ”“ Jul/Dez 2009,Programa de Pós-Graduação ”“ Mestrado em História do ICHS/UFMT, p.267-284.
JULLIARD, Jacques. “A Política” in LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre. História ”“ novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
KANTOROWICZ, Ernst. Os Dois Corpos do Rei. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
LE GOFF, Jacques. O maravilhoso e o cotidiano no Ocidente Medieval. Lisboa: Edições 70, 2010.
RÉMOND, René. Uma História presente. In: Rémond, René (org). Por uma História Política. Trad. Dora Rocha, 2ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003, p.13-37.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).