Norbert Elias
apontamentos bibliográficos e metodológicos para a Sociologia e História do Conhecimento e da Ciência
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i12.20053Mots-clés :
Norbert Elias. Sociologia e História do Conhecimento e da Ciência.Résumé
O presente artigo visa fazer um breve apanhado da produção bibliográfica do sociólogo Norbert Elias voltada para a sociologia do conhecimento e ciência, ainda
desconhecida do público brasileiro. Em um segundo momento, procuraremos vislumbrar de que maneira ferramentas conceituais como redes de interdependência e figurações
estabelecidos-outsiders podem nos auxiliar na análise do desenvolvimento das ciências. Ao discutirmos a relação cientista-comunidade científica, daremos ênfase à própria trajetória de Elias, uma vez que nossa hipótese é de que a sua visão sobre sua posição na comunidade de sociólogos pode nos possibilitar a compreensão de como suas principais ferramentas
metodológicas podem nos ajudar a compreender a lógica da relação entre indivíduos dentro dessa figuração.
Téléchargements
Références
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os Estabelecidos e os Outsiders. Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2000 [1965].
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Uma história do s costumes, vol. 1. Rio de Jan eir o: Jor ge Zahar Ed., 1990 [193 9].
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: For mação do Estado e Civilização, vol. 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993 [1939].
ELIAS, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
VEIGA, Cynthia G r e ive. A escolarização comop roj eto de civilização. Revista Brasilei ra d e Educa ção, n. 2 1, s et. /d ez. 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).