A Independência do Brasil, a Construção do Conhecimento Histórico e a Formação para a Cidadania, a partir dos Livros Didáticos
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i25.14820Mots-clés :
livros didáticos. história política. independência do Brasil.Résumé
Neste artigo, apresenta-se um estudo acerca da formação para a cidadania e sua relação com a temática da Independência do Brasil, a partir da análise dos conteúdos de livros didáticos adotados pelas escolas da cidade de Lavras, Minas Gerais. A análise parte do discurso das Diretrizes Nacionais de Ensino, que aponta a formação para a cidadania como o principal objetivo do ensino de História, relacionado aos estudos do tema historiográfico desenvolvidos na perspectiva de uma Nova História Política. Desta forma, busca-se compreender essa formação para a cidadania, na sua relação com o conhecimento histórico.
Téléchargements
Références
ALVIM, Yara Cristina. O livro didático na batalha de ideias: vozes e saber histórico no processo de avaliação do PNLD. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“UFJF, Juiz de Fora, 2010.
APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História/ obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editora responsável Maria Raquel Apolinário ”“São Paulo: Moderna
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: EDUSC, 2006.
BICALHO, Maria Fernanda Baptista. O que significa ser cidadão nos tempos coloniais.In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel.Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
BOULOS Júnior, Alfredo. História: sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, 2009.Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história/ Brasília: MEC /SEF, 1998.
BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel; NOSELLA, Paolo. Educação e Cidadania: quem educa o cidadão?”“11. ed. ”“São Paulo, Cortez, 2003.
CAIMI, Flávia Eloisa; MACHADO, Ironita A. P.; DIEHL, Astor Antônio. O livro didático e o currículo de história em transição. 2ª edição. Passo Fundo: UFP, 2002.
COSTA, Willma Perez. A Independência na historiografia brasileira. In: JANCSÓ, Istiván (org). Independência: História e Historiografia. São Paulo: HUCITEC: FAPESP, 2005.
FERREIRA, Marieta de Moraes. A Nova “Velha História”: o retorno da História Política. Revista Estudos Históricos,Vol. 5, nº 10 (1992).
GATTI Júnior, Décio. Estado, Currículo e Livro Didático de História no Brasil (1988 ”“2007)In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês (orgs.)“O livro didático de História: políticas educacionais, pesquisa e ensino”. Natal: EDUFRN, 2007
GOMES,Angela de Castro. Venturas e desventuras de uma república de cidadãos. In: ABREU, Martha;
SOIHET, Rachel.Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro:Casa da Palavra, 2003. p. 152
Guia de Livros Didáticos: PNLD 2011: História ”“Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010
HESPANHA. Antônio Manuel, “A constituição do Império Português ”“Revisão de alguns enviesamentos e correntes”. In: FRAGOSO, João; BICALHO,Maria; GOUVEA, Maria (org.).”O Antigo Regime nos Trópicos”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MALERBA, Jurandir. A Independência brasileira:novas dimensões. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006
MARTINS, Maria Fernanda. Os tempos de mudança: elites, poder e redes familiares no Brasil, séculos XVIII e XIX.In: FRAGOSO, João Luís R. et alii (orgs). Conquistadores e negociantes: história de elites no Antigo Regime nos Trópicos. América lusa, séculos XVI a XVIII.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. O tempo saquarema ”“a formação do Estado imperial. Rio de Janeiro: ACCESS, 1994.NETO, Manoel Pereira de Macedo. Parâmetros Curriculares Nacionais de História: desafios e possibilidades da história ensinada na Educação Básica. Revista História em Reflexão: Vol. 3 n. 6 ”“UFGD ”“Dourados. jul/dez 2009.
NOVAIS, Fernando A,; MOTA, Carlos Guilherme. “A Independência Política do Brasil”. São Paulo: HUCITEC, 1996. 2ª Ed
OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. A Astúcia Liberal.: relações de mercado e projetos políticos no Rio de Janeiro.Bragança paulista, EDUSF e ÃCONE, 1999.
OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. A Independência e a Construção do Império. São Paulo: Atual, 1995PIÑEIRO, Théo Lobarinhas. As classes sociais na construção do Império do Brasil. In: MENDONÇA, Sônia Regina de (org). Estado e historiografia no Brasil.Niterói: EDUFF, 2006.
PRADO Júnior, Caio. Evolução Política do Brasil ”“Colônia e Império. São Paulo: Editora Brasiliense. 1ª edição, 1993.
PURIFICAÇÃO, Ana Tereza de Souza e Castro da. (Re)criando interpretações sobre a Independência do Brasil: um estudo das mediações entre memória e história noslivros didáticos. Dissertação (mestrado) ”“Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ”“USP. São Paulo, 2002.REI
Anderson Roberti dos; MOTOOKA, Débora Yumi. Para Viver Juntos. São Paulo: Edições SM, 2009.
REMOND, René. Por que a História Política?Revista Estudos Históricos, Vol. 7, Nº 13, 1994.RIBEIRO, Gladys Sabina. A liberdade em construção. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/ FAPERJ, 2002.
REMOND, René. Cidadania, liberdade e participação no processo de autonomização do Brasil e nos projetos de construção da identidade nacional.Locus: Revista de História. Juiz de Fora v.13. nº1. p. 11 ”“33, 2007.
RÜSEN, Jörn. História viva: Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora da Universidade de Brasília,2007.
RÜSEN, Jörn. Razão Histórica: Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica.Brasília. Editora da Universidade de Brasília, 2001.
SANTOS NETO, Martinho Guedes dos. Cultura Política e Poder: Perspectivas para o Ensino de História. In: SANTOS NETO, Martinho Guedes dos. (org) História Ensinada: Linguagens e a Abordagens em Sala de Aula.João Pessoa: Ideia, 2008.
SOUZA, Iara Lis C. “Pátria Coroada: o Brasil como corpo político autônomo ”“1780-1831”.Fundação Editora da UNESP, 1999.
THOMPSON,Edward P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser.Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VICENTINO, Cláudio Roberto. Projeto Radix. São Paulo: Editora Scipione, 2009VILLALTA, Luiz Carlos. 1789 ”“1808. O império luso-brasileiro e os brasis.São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).