Canções para não serem esquecidas
os rastros da Nueva Canción Chilena na memória da resistência cultural brasileira nos anos 1970
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i39.37002Palabras clave:
Ditadura civil-militar., Memória., Resistência cultural.Resumen
A Música Popular Brasileira e a Nueva Canción Chilena foram expressões artístico-culturais críticas ao autoritarismo imposto pelo Estado, em um período predominantemente marcado por regimes militares no Cone Sul. Nos últimos anos houve um crescimento de pesquisas que buscaram estabelecer conexões entre a MPB e a Nueva Canción Chilena, com enfoque nas perspectivas da história comparada e transnacional. O presente artigo tem o intuito de explorar a presença da Nueva Canción Chilena na memória da resistência cultural brasileira, a partir da análise do livreto Cancionero de la Nueva Canción Chilena, localizado no Archivio Storico del Movimento Operaio Brasiliano (ASMOB). Os significados da guarda e da produção desse documento apontam caminhos para pensar fluxos e redes culturais, principalmente no que diz respeito a experiência do exílio que está relacionada ao contexto da fonte.
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