“Sobre as mulheres, um silêncio que gritava”
duas décadas da primeira obra historiográfica sobre mulheres e Ditadura Militar no Brasil, entrevista com a professora Dra. Ana Maria Colling
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i38.36913Palabras clave:
Ana Maria Colling. Mulheres. Ditadura. Historiografia.Resumen
A presente entrevista busca retratar e rememorar as mais de duas décadas de publicação da obra “A resistência da mulher à Ditadura Militar no Brasil” publicado em 1997 pela Editora Rosa dos Tempos, escrita pela historiadora Ana Maria Colling. Retratando os desafios no campo da história, bem como o acesso aos documentos da repressão então liberados, pós-redemocratização, a entrevista mescla o estado da arte com a trajetória acadêmica e intelectual da autora, a qual se tornou umas das referências mais mencionadas em relação à temática ditadura e mulheres. Agradeço a professora Ana Maria Colling por ceder gentilmente essa entrevista, especificamente para este Dossiê, tão significativo e necessário nos dias atuais.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Bauru/SP: Edusc, 2007.
DUBY, Georges; LARDREAU, Guy. Diálogos sobre a Nova História. Lisboa: Dom Quixote, 1989.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, PUC-SP, n. 10, 1993.
PERROT, Michele. As mulheres e os silêncios da História. Bauru: Edusc, 2005.
PERROT, Michele. Práticas da Memória Feminina. In: Bresciani, Maria Stella Martins (org.). A Mulher no Espaço Público. São Paulo, Marco Zero, 1989.
VEYNE, Paul. Foucault. Seu pensamento, sua pessoa. Rio de Jneiro: Civilização Brasileira, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Em Tempo de Histórias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).