A Independência do Brasil, a Construção do Conhecimento Histórico e a Formação para a Cidadania, a partir dos Livros Didáticos

Autores/as

  • Joyce Karla Pereira Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i25.14820

Palabras clave:

livros didáticos. história política. independência do Brasil.

Resumen

Neste artigo, apresenta-se um estudo acerca da formação para a cidadania e sua relação com a temática da Independência do Brasil, a partir da análise dos conteúdos de livros didáticos adotados pelas escolas da cidade de Lavras, Minas Gerais. A análise parte do discurso das Diretrizes Nacionais de Ensino, que aponta a formação para a cidadania como o principal objetivo do ensino de História, relacionado aos estudos do tema historiográfico desenvolvidos na perspectiva de uma Nova História Política. Desta forma, busca-se compreender essa formação para a cidadania, na sua relação com o conhecimento histórico.

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Publicado

2015-02-23

Cómo citar

PEREIRA, Joyce Karla. A Independência do Brasil, a Construção do Conhecimento Histórico e a Formação para a Cidadania, a partir dos Livros Didáticos. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 25, 2015. DOI: 10.26512/emtempos.v0i25.14820. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/14820. Acesso em: 8 nov. 2024.

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