Musical and Bibliographic Notes
An Evidential Analysis of Ferdinand Denis' Notes in Une Fête Brésilienne
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i40.42129Keywords:
Music, Feast, CultureAbstract
The present paper consists of an analysis of the bibliographical notes in the work Une Fête Brésilienne, by the french author Ferdinand Denis, through the perspective of the evidential paradigm proposed by Carlo Ginzburg. In the work, Denis reconstructs the picturesque festival held in Rouen, in 1550, in honor of the monarchs Henrique II and Catherine de Médici. However, the bibliographical notes present in the work offer us evidence of great importance for the study of the Social History of Culture in the beginning of modernity, as it informs about the origin of individuals who figured as “attractions” and of those who occupied the function of guests. Furthermore, the notes present details about the music and other festive cultural practices of colonial Brazil.
Downloads
References
DENIS, Ferdinand. Uma festa brasileira. Brasília: Edições do Senado Federal, 2011.
FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade tupinambá. São Paulo: Globo, 2006
FILHO, José Alexandrino de Souza. A “Festa Brasileira” ou o Teatro do “Bom Selvagem”: um estudo sobre o papel do índio brasileiro na entrada de Henrique II em Rouen em 1550. Revista Morus – Utopia e Renascimento. Campinas, s.v., n. 5, p. 221-240, s.m., 2008. Disponível em: http://www.revistamorus.com.br/index.php/ morus/article/viewFile/44/30. Acesso em: 20 jan. 2022.
GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GINZBURG, Carlo. Sinais: Raízes de um paradigma indiciário. In: ______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.
REVEL, Jacques (org.) Jogos de escala: a experiência da micro-analise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
SPONSLER, Claire. Traveling Players: Brazilians in the Rouen Entry of 1550. In: SPONSLER, Claire; CHEN, Xiaomei (Editors). East of West: crosscultural performance and the staging of difference. New York: Palgrave, 2000. p. 167-181.
VAINFAS, Ronaldo. A Heresia dos Índios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1994
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Em Tempo de Histórias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).