História Urbana: variedade temática, interdisciplinaridade, conceitos e base teórica
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v24i46.56477Palabras clave:
Espaço urbano, Historiografia Urbana, Estudos do UrbanoResumen
O presente artigo busca pensar a História Urbana como variedade temática, enfatizando sua interdisciplinaridade e relevância para a compreensão das dinâmicas das cidades. Através de revisão bibliográfica, analisa conceitos e bases teóricas que conectam a História Urbana aos campos historiográficos, sendo eles História Econômica, História Política e História Cultural, partindo da máxima que
toda história é social. Destaca-se ainda a evolução das cidades enquanto palimpsestos históricos e culturais, abrangendo a complexidade social, econômica e espacial das áreas urbanas. A cidade é apresentada como produto e processo, refletindo relações
de poder e transformações socioculturais. O artigo reafirma a importância de integrar diversas abordagens teóricas para compreender a dinâmica urbana, consolidando a História Urbana como uma variedade essencial para a historiografia contemporânea.
Descargas
Citas
BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
BERLINCK, Manoel Tosta; COHENS, Youssef. Desenvolvimento econômico, crescimento econômico e modernização na cidade de São Paulo. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, v. 1, pág. 45-64, jan./mar. 1970.
CARLOS, Ana Fani. Espaço e indústria. 4ª edição. São Paulo: Editora Contexto. 1991.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (Re)Produção do Espaço Urbano. São Paulo: EDUSP. 2008.
CASTELLS, Manuel. La cuestión urbana. 3ª ed. 4ª reimpressão. Cidade do México: Siglo XXI. 2014.
CASTELNOU, Antonio. Teoria do Urbanismo. Curitiba: Editora UFPR. 2007.
COULANGES, Fustel de. Cap III: Forma-se a cidade; Cap IV: A cidade. In: A cidade antiga. Editora das Américas S.A. EDAMERIS, São Paulo, 2006.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. 5ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Centauro. 2011.
LE GOFF, J. (Org.). Histoire de la France urbaine. Paris: Editions du Seuil, 1980-1985.
LEPETIT, Bernard. É Possível uma Hermenêutica Urbana? In: Por uma nova História Urbana. São Paulo: Editora da USP. 2001, p. 137-153.
PINOL, J. L. Le monde des villes au XIX siècle. Paris: Hachette, 1991.
RAMINELLI, Ronald. História Urbana. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. 5ª edição. Rio de Janeiro: Editora Campus. 1997. p. 271-296.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Editora Hucitec. 1993.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. 1ª edição. São Paulo: EDUSP. 2005.
SANTOS, Milton. O espaço urbano . 4.ed. São Paulo: Hucitec, 1994.
SILVA, Luis Octávio. História Urbana: A constituição de uma área de conhecimento. R. B. ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, v.4, n.1/2 – maio/novembro 2002. P. 75-89.
SIMMEL, Georg. As Grandes Cidades e a Vida do Espírito (1903). In: SIMMEL, Georg. Gesamtausgabe. Frankfurt: M. Suhrkamp. 1995. vol. 7. pp. 116-131.
SINGER, Paul. Economia Política da Urbanização. 2ª ed. São Paulo: Contexto. 2002.
SPÓSITO, Eliseo Savério. A vida nas cidades. 1ª edição. São Paulo: Editora Contexto. 1994.
SPÓSITO, Maria da Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. 15ª edição. São Paulo: Editora Contexto. 2005.
WEBER, Max. Tipologia das Cidades. In: Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Vol 2. Editora da UNB, São Paulo, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Em Tempo de Histórias

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









