História Urbana: variedade temática, interdisciplinaridade, conceitos e base teórica
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v24i46.56477Mots-clés :
Espaço urbano, Historiografia Urbana, Estudos do UrbanoRésumé
O presente artigo busca pensar a História Urbana como variedade temática, enfatizando sua interdisciplinaridade e relevância para a compreensão das dinâmicas das cidades. Através de revisão bibliográfica, analisa conceitos e bases teóricas que conectam a História Urbana aos campos historiográficos, sendo eles História Econômica, História Política e História Cultural, partindo da máxima que
toda história é social. Destaca-se ainda a evolução das cidades enquanto palimpsestos históricos e culturais, abrangendo a complexidade social, econômica e espacial das áreas urbanas. A cidade é apresentada como produto e processo, refletindo relações
de poder e transformações socioculturais. O artigo reafirma a importância de integrar diversas abordagens teóricas para compreender a dinâmica urbana, consolidando a História Urbana como uma variedade essencial para a historiografia contemporânea.
Téléchargements
Références
BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
BERLINCK, Manoel Tosta; COHENS, Youssef. Desenvolvimento econômico, crescimento econômico e modernização na cidade de São Paulo. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, v. 1, pág. 45-64, jan./mar. 1970.
CARLOS, Ana Fani. Espaço e indústria. 4ª edição. São Paulo: Editora Contexto. 1991.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (Re)Produção do Espaço Urbano. São Paulo: EDUSP. 2008.
CASTELLS, Manuel. La cuestión urbana. 3ª ed. 4ª reimpressão. Cidade do México: Siglo XXI. 2014.
CASTELNOU, Antonio. Teoria do Urbanismo. Curitiba: Editora UFPR. 2007.
COULANGES, Fustel de. Cap III: Forma-se a cidade; Cap IV: A cidade. In: A cidade antiga. Editora das Américas S.A. EDAMERIS, São Paulo, 2006.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. 5ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Centauro. 2011.
LE GOFF, J. (Org.). Histoire de la France urbaine. Paris: Editions du Seuil, 1980-1985.
LEPETIT, Bernard. É Possível uma Hermenêutica Urbana? In: Por uma nova História Urbana. São Paulo: Editora da USP. 2001, p. 137-153.
PINOL, J. L. Le monde des villes au XIX siècle. Paris: Hachette, 1991.
RAMINELLI, Ronald. História Urbana. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. 5ª edição. Rio de Janeiro: Editora Campus. 1997. p. 271-296.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Editora Hucitec. 1993.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. 1ª edição. São Paulo: EDUSP. 2005.
SANTOS, Milton. O espaço urbano . 4.ed. São Paulo: Hucitec, 1994.
SILVA, Luis Octávio. História Urbana: A constituição de uma área de conhecimento. R. B. ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, v.4, n.1/2 – maio/novembro 2002. P. 75-89.
SIMMEL, Georg. As Grandes Cidades e a Vida do Espírito (1903). In: SIMMEL, Georg. Gesamtausgabe. Frankfurt: M. Suhrkamp. 1995. vol. 7. pp. 116-131.
SINGER, Paul. Economia Política da Urbanização. 2ª ed. São Paulo: Contexto. 2002.
SPÓSITO, Eliseo Savério. A vida nas cidades. 1ª edição. São Paulo: Editora Contexto. 1994.
SPÓSITO, Maria da Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. 15ª edição. São Paulo: Editora Contexto. 2005.
WEBER, Max. Tipologia das Cidades. In: Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Vol 2. Editora da UNB, São Paulo, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Em Tempo de Histórias 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









