Heteronomia sem servidão e simpoiese:
Vladmir Safatle e Donna Haraway acerca da autonomia
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v17i1.51465Palabras clave:
autonomia, simpoiese, heteronomiaResumen
O presente artigo visa apontar significativas consonâncias entre as obras “Crítica da autonomia – liberdade como heteronomia sem servidão” escrita por Vladimir Safatle, e “Ficar com o problema – Fazer parentes no Chthuluceno” de Donna Haraway. Com intuito de amplificar a investigação relativa à inviabilidade do antropocentrismo individualista, cara à filosofia contemporânea, o texto une a prescrição feita por Haraway da impossibilidade de se pensar um humanismo autopoiético com a argumentação de Safatle acerca do esgotamento do projeto filosófico moderno de autonomia.
Descargas
Citas
GARCIA, Luiz Fernando Botto. Despertar do real: A invenção lacaniana do objeto a. São Paulo: Zagodoni, 2021.
HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthluceno. São Paulo: N-1 edições, 2023.
SAFATLE, Vladimir. Confrontar-se com o inumano. Revista Cult. Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/confrontar-se-com-o-inumano/>. Acesso em: 28 de outubro de 2023.
_______, Vladimir. Crítica da autonomia: liberdade como heteronomia sem servidão. Revista Discurso, 2019, páginas 21-41.
ŽUKAUSKAITĖ , Audronė. Gaia Theory: Between Autopoiesis and Sympoiesis. Revista Problemos, vol. 98, páginas 141-153, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Das Questões
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.