Observatório Literário de Eliane Brum
o romance Uma/Duas conduzido pelo conjunto de obra
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.48754Palavras-chave:
Eliane Brum, Uma/Duas, Estética dos Contrários, Observatório Literário, Epistemologia do RomanceResumo
Este trabalho resume ideias de tese homônima. A partir da Epistemologia do Romance, é apresentada a Estética de Contrários, percurso de entendimento para o romance Uma/Duas (2011), de Eliane Brum. A hipótese é de que os contrários se configuram como um conhecimento sobre o humano: a tensão da tentativa e impossibilidade do homem de se arrancar da própria condição. A interpretação ancora-se no Observatório Literário de Brum, fragmentos organizados pela leitura da obra e extratextos, na busca de vestígios da criação de Uma/Duas em forma, conteúdo e intenção de pensar o humano pela ficção.
Downloads
Referências
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
ARIÈS, P. O homem diante da morte. Tradução de Luiza Ribeiro. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
ASSIS, F. Jornalismo diversional: função, contornos e práticas na imprensa brasileira. 2014. 445f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/712/1/Francisco%20de%20Assis2.pdf. Acesso em: 5 jul. 2021.
BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Fatos e Mitos. volume 1. Tradução de Sérgio Milliet. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
BRUM, E. O olho da rua: uma repórter em busca da literatura da vida real. 2ª ed. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2017.
BRUM, E. Uma/Duas. São Paulo: Leya, 2011.
BRUM, E. A menina quebrada: e outras colunas de Eliane Brum. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2013.
BRUM, E. meus desacontecimentos: a história da minha vida com as palavras. São Paulo: Leya, 2014.
CAIXETA, A. P. A., BARROSO, M. V. e BARROSO, W. Verbetes da Epistemologia do Romance – Volume 1. Brasília: Verbena Editora, 2019.
CAIXETA, A. P. A., BARROSO, M. V. e BARROSO, W. Verbetes da Epistemologia do Romance – Volume 2. Brasília: Pontes, 2021.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. São Paulo: Graal, 1979.
GORER, G. The Pornography of Death. 1955. Disponível em: https://www.romolocapuano.com/wp-content/uploads/2013/08/Gorer.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.
HAN, B. C. A salvação do belo. Petrópolis - RJ: Vozes, 2019.
HAN, B. C. A sociedade paliativa. A dor hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
HEGEL, G. W. F. Curso de estética. O belo na arte. Tradução de Álvaro Ribeiro e Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
HOHFELDT, A; MARTINO, L. C. (orgs.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências, 2001.
KANT, I. Crítica da razão pura. 4. ed. Tradução de Fernando Costa Mattos. Petrópolis/ RJ: Editora Vozes, 2015.
KUNDERA, Milan. A Lentidão. Tradução Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
LALANDE, A. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
LIMA, E. P. Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. Ed. rev. ampl. Barueri - SP: Manole, 2009.
SILVA, N. C. da. Estética dos contrários: a busca pela gênese do romance Uma/Duas de Eliane Brum. 2017. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) —Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31274. Acesso em: 29 ago 2022.
SILVA, N. C. da. Observatório literário de Eliane Brum: o romance Uma/ Duas conduzido pelo conjunto de obra. 2021. 231 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43605. Acesso em: 29 ago 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )