A Representação Afro-Latino-Americana como Cimarronaje em Changó, el Gran Putas, de Manuel Zapata Olivella
Notes for Latin American Historiography and Literary Criticism.
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.43934Palavras-chave:
literatura hispano-americana. Afrodescendência. Pensamento Crítico.Resumo
Changó, el gran putas, do colombiano Manuel Zapata Olivella, é uma das poucas
epopeias latino-americanas e uma das poucas obras ficcionais em língua espanhola que
reconhecem as contribuições culturais da diáspora africana na América Latina. O livro
apresenta como as cosmogonias e cosmovisões africanas relevam-se no processo de
formação das sociedades e literaturas latino-americanas. A proposta do presente artigo é
refletir sobre alguns critérios de desenvolvimento que tornam a prática de resistência
afrodescendente (cimarronaje) característica fundamental no projeto ético e estético de
Zapata Olivella, marcadamente em Changó, el grand putas, obra referencial para
compreender a América Latina Africana e Mestiça.
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