O Quilombhoje, o Grupo Negrícia e o debate pioneiro sobre o ensino de literatura afro-brasileira nos anos 1980
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.39551Palavras-chave:
ensino de literatura; Grupo Negrícia; Lei 10.639/2003; literatura afro-brasileira; Quilombhoje.Resumo
Muito antes da sanção da lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira em todo o currículo escolar, especialmente na área Literatura, o movimento negro discutiu a necessidade de a escola brasileira voltar-se à herança cultural de negros(as) em seus conteúdos. Neste artigo, discuto o debate realizado, nos anos 1980, por coletivos literários como o Quilombhoje (SP) e o grupo Negrícia (RJ) acerca do papel do ensino de literatura afro-brasileira na formação dos(as) estudantes. Com isso, busco refletir sobre o continuum criativo do movimento negro no Brasil a fim de revelar o percurso histórico das lutas em prol do conhecimento sobre a sociedade brasileira elaborado por negros e negras ao longo do tempo.
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