O Quilombhoje, o Grupo Negrícia e o debate pioneiro sobre o ensino de literatura afro-brasileira nos anos 1980

Autores

  • Andressa Marques da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.39551

Palavras-chave:

ensino de literatura; Grupo Negrícia; Lei 10.639/2003; literatura afro-brasileira; Quilombhoje.

Resumo

Muito antes da sanção da lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira em todo o currículo escolar, especialmente na área Literatura, o movimento negro discutiu a necessidade de a escola brasileira voltar-se à herança cultural de negros(as) em seus conteúdos. Neste artigo, discuto o debate realizado, nos anos 1980, por coletivos literários como o Quilombhoje (SP) e o grupo Negrícia (RJ) acerca do papel do ensino de literatura afro-brasileira na formação dos(as) estudantes. Com isso, busco refletir sobre o continuum criativo do movimento negro no Brasil a fim de revelar o percurso histórico das lutas em prol do conhecimento sobre a sociedade brasileira elaborado por negros e negras ao longo do tempo.

 

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

Marques da Silva, A. (2021). O Quilombhoje, o Grupo Negrícia e o debate pioneiro sobre o ensino de literatura afro-brasileira nos anos 1980. Revista Cerrados, 30(57), 9–18. https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.39551

Edição

Seção

Dossiê: Ressonâncias de escrevivências: literatura, antirracismo e educação lite