Intimidades expostas: a era tipográfica, a introspecção, a sinceridade e o romance

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.43109

Parole chiave:

Gramatologia, Sinceridade, Romance

Abstract

O presente artigo propõe explorar as relações entre o surgimento do romance moderno, a mudança de consciência promovida pela transformação da cultura lecto-oral em uma cultura tipográfica, comentada por Walter Ong, e a ascensão do conceito de sinceridade como valor moral, descrita na obra de Lionel Trilling. Observa-se que o valor dado à sinceridade decorre do desenvolvimento de uma sociedade burguesa sustentada pela divisão entre um mundo público (hostil e marcado pela dissimulação da vida social) e um mundo privado, entendido como santuário e refúgio, o que fornece um espaço ideal não apenas para o hábito solitário da leitura de romances, mas também para se promover a introspecção. A criação de personagens dotados de uma vida interior complexa, como os que começam a povoar os romances dos séculos XVIII e XIX, que mantêm um contato íntimo com o leitor, expondo uma privacidade que até pouco tempo atrás sequer existia como conceito, é uma inovação que deriva desse contexto, ao mesmo tempo em que o reforça, na medida em que conduz os leitores a refletirem sobre sua própria experiência de vida.

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Biografia autore

Adriano Scandolara, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Letras - Português e Inglês, com ênfase em Estudos da Tradução (2010) pela Universidade Federal do Paraná. Mestre (2013) e Doutor (2019) em Letras pela mesma instituição.

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Pubblicato

2023-12-28

Come citare

Scandolara, A. (2023). Intimidades expostas: a era tipográfica, a introspecção, a sinceridade e o romance. Revista Cerrados, 32(63), 142–153. https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.43109

Fascicolo

Sezione

Dossier - Epistemologia del romanzo: dialoghi e approcci teorici