O mito de Dostoiévski

o escritor como personagem cinebiográfico na série russa Dostoiévski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i58.41259

Palavras-chave:

Fiódor Dostoiévski, Cinema, Biografia, Mito, Série Russa

Resumo

Com base na série cinebiográfica russa Dostoiévski (2010), propomos analisar a “mitologização” de Fiódor Dostoiévski, ou seja, o processo de elevação do autor ao patamar de mito sob a imagem de profeta. Para tanto, exporemos algumas das mais relevantes produções cinematográficas relacionadas ao escritor e especificaremos pontos importantes para a análise da série. A partir de estudos sobre biografia, mito e cinema de autores como Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Iúri Lotman e Joseph Campbell, examinaremos diferentes perspectivas que traçam o caminho biográfico do romancista rumo ao mito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ekaterina Vólkova Américo, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo. Professora de Literatura e Língua Russa da Universidade Federal Fluminense.

João Paulo de Oliveira Brito, Universidade Federal Fluminense

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense. Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

APOSTOLOV, Andrei. Khrónika velíkoi nevstriéchi: Idiot Andreia Tarkóvskogo (Crônica de um grande não-encontro. O idiota de Andrei Tarkóvski). Apparatus. Film, Media and Digital Cultures in Central and Eastern Europe 10, 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.17892/app.2020.00010.139> Acesso em 14/12/2020.

AVELAR, Alexandre de Sá. Figurações da escrita biográfica. ArtCultura. Uberlândia: V. 13, nº 22, p. 137-155, 2011.

BÍBLIA, N.T. Lucas. Português. In: Bíblia Sagrada. Campinas: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). Usos e abusos da história oral. Trad.: Luiz Alberto Monjardim, Maria Lucia Leão Velloso de Magalhães, Glória Rodriguez e Maria Carlota C. Gomes. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996, p.183-191.

BURENINA, Olga. (2017). Literatura na ekrane (Literatura na tela). Wiener Slawistischer Almanach, 79 (2017), 205-227. Disponível em: <https://www.zora.uzh.ch/id/eprint/152308/1/Burenina-Petrova_Verfilmung.pdf> Acesso em 10/12/2021.

CAMPBELL, Joseph. The Hero with a Thousand Faces. Princeton: Bollingen, 2004.

COETZEE, John Maxwell. The Master of Petersburg. London: Vintage Publishing, 2004.

DEL PRIORE, Mary. Biografia: quando o indivíduo encontra a história. Topói, v. 10, nº 19, p.7-16, jun/dez, 2009.

DOSTOIÉVSKAIA, Anna G. Vospominánia. Moscou: Izdátelstvo Pravda, 1987. Disponível em: <https://fedordostoevsky.ru/pdf/agd_1987.pdf> Acesso em: 15/12/2021.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Correspondências: 1838-1880. Trad.: Robertson Frizero. Porto Alegre: 8Inverso, 2009.

____________________. Crime e castigo. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2013.

____________________. O crocodilo e Notas de inverno sobre impressões de verão. Trad.: Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2011.

____________________. Os demônios. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2011.

____________________. O idiota. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

____________________. Os irmãos Karamázov. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2012.

____________________. Um jogador. Trad.: Boris Schnaiderman. São Paulo: Editora 34, 2011.

DOSTOIÉVSKI. Direção: Vladímir Khotiniénko. Produção de Serguei Melkymov, Serguei Chumakov, Natália Garina e et al. Rússia: Telecanal Rossia 1, 2011. Disponível em: <https://youtu.be/Hv31GWf166s> Acesso em: 11 de dez. de 2021.

FRANK, Joseph. Dostoiévski: um escritor em seu tempo. Trad.: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GROSSMAN, Leonid. Dostoiévski. Moscou: Molodáia gvárdia, 1962.

LOTMAN, Iúri. Miesto kinoiskússtva v mekhanizme kultury (O lugar da arte cinematográfica no mecanismo da cultura). Sobre a arte (Ob iskússtve). São Petersburgo: Iskússtvo-SPB, 2005a, p. 650-661.

____________________. Priróda kinopovestvovánia (Sobre a natureza da narrativa cinematográfica). Sobre a arte (Ob iskússtve). São Petersburgo: Iskússtvo-SPB, 2005b, p. 661-671.

MELETÍNSKI, Eleazar. Os Arquétipos Literários. Trad.: Aurora Fornoni Bernardini, Homero Freitas de Andrade e Arlete Cavaliere. São Paulo: Ateliê Editorial, 2019.

SOLOVIÓV, Vladímir. Três discursos em memória de Dostoiévski (1881-83). Tradução de Denise Sales. In: GOMIDE, B. B. [org.] Antologia do pensamento crítico russo (1802-1901). São Paulo: Editora 34, 2013, p. 509-548

VÓLGUIN, Igor. Rodítsia v Rossii. Dostoiévski: natchalo natchal (Nascer na Rússia. Dostoiévski: o princípio dos princípios). Moscou: Akademítcheski proekt, 2018.

______________. Igor Vólguin o seriale “Dostoiévski”; guéni táina ne lítchnaia (Igor Vólguin sobre a série Dostoiévski: gênio não é um mistério pessoal). 2011. Disponível em: <https://philologist.livejournal.com/686306.html> Acesso em: 14/12/2021.

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

Américo, E. V., & Brito, J. P. de O. (2022). O mito de Dostoiévski: o escritor como personagem cinebiográfico na série russa Dostoiévski. Revista Cerrados, 31(58), 1–14. https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i58.41259

Edição

Seção

Dossiê - DOSTOIEVSKI: 200 anos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.