Gabriel García Márquez, uma Leitura do Caribe
Parole chiave:
García Márquez. Caribe. Identidade.Abstract
Uma leitura dos espaços textuais construídos por García Márquez polarizando o Caribe e a região andina da Colômbia, apontando assim seu lugar no mundo, sua identidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMARZA, Sara. O legado do sistema colonial na América Latina. Caravelle. Cahiers du Monde Hispanique et Luso-Bresilien, 94,Toulouse, juin 2010.
BASTOS MENEZES, Rafael José. Esboço de uma antropologia da música: para além de uma antropologia sem música e de uma musicologia sem homem. Anuário Antropológico, 93, Universidade de Brasília, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1995.
FERREIRA, Luis. Los tambores del candombe. Montevideo: Colihue-Sepé Ediciones, 1997.
GARCÃA MÁRQUEZ, Gabriel. Os funerais da Mamãe Grande (1962). Trad. Édson Braga. Rio de Janeiro: Record, 1998.
_________________________Cem anos de solidão (1967). Trad. Eliane Zagury. Rio de Janeiro: Record, ilustrações Carybé, /d.
_________________________O outono do Patriarca (1975). Trad. Remy Gorga, Filho, Rio de Janeiro: Record, s/d.
_________________________El olor de la guayaba. Conversaciones con Plinio Apuleyo Mendoza. Bogotá: La Oveja Negra, 1982.
_________________________O amor nos tempos do cólera (1985). Trad. Antônio Callado. Rio de Janeiro: Record, 2000.
_________________________Viver para contar (2002). Trad. Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: Record, 2014.
_________________________Memórias de minhas putas tristes. Santiago, Chile: Sudamericana, 2004.
GEERTZ, Clifford, A interpretação das culturas (1973). Rio de Janeiro: LTC, 2008.
MARTÃNEZ, Luz María. Negros en América. Madrid: MAPFRE, 1992.
MATURANA, Humberto. Amor y juego. Santiago: Instituto de Terapia Cognitiva, 1993.
MELLUCCI, Alberto. A invenção do presente. Petrópolis: Vozes, 2001.
QUINTERO RIVERA, Ángel G. Salsa, sabor y control. Sociología de la música tropical. México: Siglo XXI, 1998.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )