Olhares cruzados sobre o Grande Hotel da Beira: Hóspedes da noite, de Licínio de Azevedo, e “Casas de Ferro”, de João Paulo Borges Coelho

Autori

  • Giulia Spinuzza

Parole chiave:

Hóspedes da noite. “Casas de ferrol”. Memória. História. Itinerâncias.

Abstract

O documentário Hóspedes da noite (2007), de Licínio Azevedo, revela a história do Grande Hotel da Beira e de seus inquilinos por meio do percurso itinerante de dois ex-empregados, enquanto na estória “Casas de ferro” (2005), de João Paulo Borges Coelho, os moradores do hotel encontram uma nova casa no Índico. Nosso objectivo é analisar a complexa relação entre o passado e o presente com base nas representações do hotel e dos seus inquilinos e reflectir sobre o devir da nação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

AREAL, Leonor; TRÉFAUT, Sérgio. Laboratório Moçambique: cinema e revolução. docs.pt ”“ Revista de Cinema, n. 7, p. 66-69, Lisboa, out. 2008.

ARENAS, Fernando. Lusohone Africa: beyond independence. Minneapolis: Univeristy of Minnesota Press, 2011.

AUGÉ, Marc. Por uma antropologia da mobilidade. Maceió: Unesp/Ufal, 2010.Trads. Bruno César Cavalcanti e Rachel Rocha de A. Barros. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/131660409/Marc-Auge-Por-Uma-Antropologia-Da-Mobilidade#scribd>. Acesso em: 12/01/2015.

AZEVEDO, Licínio. Hóspedes da noite (DVD). Moçambique: Ébano Multimedia, 2007, 53 min.

BRUGIONI, Elena. Narrando o(s) Ãndico(s). Reflexões em torno das “geografias transnacionais do imaginário”. Diacrítica: dossier narrando o Ãndico, v. 27, n. 3, Universidade do Minho, 2013, p. 121-136. Disponível em:

<http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_27-3.pdf>. Acesso em: 18/04/2015.

CAN, Nazir Ahmed. Castelos de cartas marcadas: o discurso público da elite política nos romances de João Paulo Borges Coelho. In: LEITE, Ana Mafalda Leite et al. (Org.). Nação e narrativa pós-colonial I ”“ Angola e Moçambique: ensaios. Lisboa: Colibri, 2012a. p. 229-244.

”“”“”“”“”“. Os fantasmas da revolução em Crónica da Rua 531.2, de João Paulo Borges Coelho. Via Atlântica, n. 21, São Paulo, 2012b, p. 201-205. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/51038>. Acesso em: 09/03/2015.

”“”“”“”“”“. Infância e história nos romances de João Paulo Borges Coelho. Abril, v. 6, n. 13, Niterói, nov. 2014, p. 43-54. Disponível em:

<http://www.revistaabril.uff.br/index.php/revistaabril/article/view/26>. Acesso em: 19/01/2015.

CHAVES, Rita. Notas sobre a ficção e a história em João Paulo Borges Coelho. In: CALAFATE, Margarida e Maria Paula Meneses (Org.). Moçambique das palavras escritas. Porto: Afrontamento, 2008. p. 187-198.

COELHO, Alexandra Lucas. Licínio Azevedo: o contador de Moçambique. docs.pt ”“ Revista de Cinema, n. 7, p. 4-17, Lisboa, out. 2008a.

”“”“”“”“”“. Hóspedes da noite: ratos e homens. docs.pt ”“ Revista de Cinema, n. 7, p. 10-11, Lisboa, out. 2008b.

COELHO, Alexandra Prado. Arquitectos em liberdade tropical. Público, Portugal, 09/12/2009. Disponível em: <http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/arquitectos-em-liberdade-tropical-246946?page=-1>. Acesso em: 05/03/2015.

COELHO, João Paulo Borges. Ãndicos indícios I ”“ Setentrião: estórias. Lisboa: Caminho, 2005.

FALCONI, Jessica. Para fazer um mar: literatura moçambicana e Oceano Ãndico. Diacrítica: dossier narrando o Ãndico, v. 27, n. 3, p. 77-92. Universidade do Minho, 2013. Disponível em: <http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_27-3.pdf>. Acesso em: 24/06/2015.

HOFMEYR, Isabel. The Black Atlantic meets The Indian Ocean: Forging New Paradigms for transnationalism for the Global South. Literary and Cultural Perspectives. Social Dynamic: A Journal of African Studies, v. 33, n. 2, p. 3-32, 2007. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02533950708628759#.Vd-KXM7hKag>. Acesso em: 24/02/2015.

KRAKOWSKA, Kamila. Mariana e Mwadia: identidades errantes da nação moçambicana. Mulemba, n. 7, p. 79-93, Rio de Janeiro, dez. 2012. Disponível em: <http://setorlitafrica.letras.ufrj.br/mulemba/download/artigo_7_6.pdf>. Acesso em: 22/03/2015.

LANÇA, Marta. Viver é cada vez mais difícil no Grande Hotel da Beira. Público, 27/12/2009. Disponível em: <http://www.publico.pt/sup-publica/jornal/viver-e-cada-vez--mais-dificil--no-grande-hotel--da-beira-18469545>. Acesso em: 07/07/2015.

LEITE, Ana Mafalda. Formas e lugares fantasmas da memória colonial e pós-colonial. Via Atlântica, n. 17, p. 69-82, São Paulo, jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50534>. Acesso em: 15/01/2015.

MAGALHÃES, Ana. Moderno Tropical: arquitectura em Angola e Moçambique ”“ 1948-1975. Fotografia de Inês Gonçalves. Lisboa: Tinta de China, 2009.

”“”“”“”“”“”“. Estação de Caminho de Ferro da Beira: apogeu e crítica do movimento moderno em Moçambique. Atas do Congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência, 24-26 out. 2012, Lisboa, 2012. Disponível em: . Acesso em: 07/07/2015.

MENDONÇA, Fátima. João Paulo Borges Coelho ”“ Ãndicos indícios a norte. Literatura moçambicana: as dobras da escrita. Maputo: Ndjira, 2011. p. 197-204.

PATRAQUIM, Luís Carlos. Cinema moçambicano: um flashback pessoal e transmissível. docs.pt ”“ Revista de Cinema, n. 7, p. 84-87, Lisboa, out. 2008.

SECCO, Carmem Lucia Tindó. A magia das letras africanas. 1. ed. 2003. Rio de Janeiro: Quartet, 2008.

VECCHI, Roberto. Legados das memórias da guerra colonial: algumas reflexões conceituais sobre a transmissão intergeracional do trauma. Abril, Nepa/UFF, v. 11, n. 5, p. 15-23, nov. 2013. Disponível em:

<http://www.revistaabril.uff.br/index.php/revistaabril/article/view/42>. Acesso em: 27/01/2015.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-08-02

Come citare

Spinuzza, G. (2016). Olhares cruzados sobre o Grande Hotel da Beira: Hóspedes da noite, de Licínio de Azevedo, e “Casas de Ferro”, de João Paulo Borges Coelho. Revista Cerrados, 25(41). Recuperato da https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25404