Susan e Samuel em Sarajevo ”“

ensaio para um teatro de guerra (revisitando Godot)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19660

Parole chiave:

Samuel Beckett. Susan Sontag. Esperando Godot. Guerra da Bósnia. Sarajevo

Abstract

O artigo apresenta informações históricas e comentários críticos sobre um espetáculo encenado há vinte e cinco anos, na Europa, em meio a um cenário de guerra. Trata-se de Esperando Godot, peça do irlandês Samuel Beckett (1906-1989), sob direção da intelectual estadunidense Susan Sontag (1933-2004), que decidiu apresentar sua montagem na cidade multiétnica de Sarajevo, capital que em 1993 vivia sob estado de sítio, sofrendo ataques dos sérvios, durante a guerra da Bósnia (1992-1995). A experiência, levada a cabo com elenco local e em temporada exclusiva, foi posteriormente registrada e avaliada pela diretora no impactante e provocativo ensaio “Esperando Godot em Sarajevo”, aqui analisado com base nos possíveis vínculos entre o texto da peça e o contexto histórico.

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Biografia autore

Gilberto Figueiredo Martins, UNESP de Assis

Professor de Teoria da Literatura no Departamento de Literatura da UNESP de Assis.

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Pubblicato

2018-11-26

Come citare

Martins, G. F. (2018). Susan e Samuel em Sarajevo ”“: ensaio para um teatro de guerra (revisitando Godot). Revista Cerrados, 27(46), 44–68. https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19660

Fascicolo

Sezione

Literatura, Artes e Inclusão Social