Ser ou não ser (de santo)? ”“ aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Albina de Iansã, de Plínio Marcos / To be or not to be (of Candomblé)? ”“ Aspects of Afro-Brazilian religious field in the theater play Balbina de Iansã, by P. Marcos
Abstract
Ser ou não ser (de santo)? ”“ aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Balbina de Iansã, de Plínio Marcos Em 1970, o dramaturgo santista Plínio Marcos escreve e dirige o espetáculo Balbina de Iansã, uma adaptação (em forma de musical) de Romeu e Julieta, de Shakespeare. A ação ocorre em um terreiro de candomblé, dirigido autoritariamente por uma mãe-de-santo, que tenta impedir o amor do jovem casal protagonista. O ensaio analisa a representação de alguns ritos e princípios da religião afro-brasileira na peça, com destaque para a crítica à s relações de poder vigentes nos terreiros paulistas. Palavras-chave: dramaturgia brasileira; Plínio Marcos; religiões afro-brasileiras; intertextualidade. To be or not to be (of candomblé)? ”“ aspects of Afro-Brazilian religious field in the theater play Balbina de Iansã, by Plínio Marcos In 1970, the playwright born in Santos-SP Plínio Marcos writes and directs the spectacle Balbina de Iansã, an adaptation (in form of a musical) from Romeo and Juliet, by Shakespeare. The action happens in a candomblé yard, managed authoritatively by a Mãe-de Santo, who tries to prevent the young protagonist couple’s love. This study analyzes the representation of some rites and principles of Afro-Brazilian religion in the play, especially concerning the critique of the relations of power that exist in the yards of São Paulo. Keywords: Brazilian dramaturgy; Plínio Marcos; Afro-Brazilian religions; intertextuality.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Pubblicato
2010-10-26
Come citare
Martins, G. F. (2010). Ser ou não ser (de santo)? ”“ aspectos do campo religioso afro-brasileiro na peça teatral Albina de Iansã, de Plínio Marcos / To be or not to be (of Candomblé)? ”“ Aspects of Afro-Brazilian religious field in the theater play Balbina de Iansã, by P. Marcos. Revista Cerrados, 19(29). Recuperato da https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/13947
Fascicolo
Sezione
Literatura, teatro e cinema: aproximações críticas e teóricas
Licenza
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )