Ainda para um esquema de Antonio Candido
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57522Mots-clés :
Antonio Candido., Trabalho., Ditadura Militar., Dialética.Résumé
O ensaio procura entender as alterações operadas por Antonio Candido entre a escrita da Formação da Literatura Brasileira e seus ensaios da maturidade, especialmente “Dialética da Malandragem” e “De cortiço a cortiço”. Para isso, o texto se inicia com a comparação entre os comentários do autor na obra de 1959 sobre o Naturalismo e os compara com o ensaio sobre O Cortiço, escrito algumas décadas depois. O intuito é mostrar que as alterações de abordagem não são apenas em relação ao movimento específico, mas de perspectiva teórica geral. Para compreender o significado histórico dessa alteração, procura-se comparar os dois ensaios da maturidade, tentando entender como, no conjunto, pode-se entrever o crítico tentando analisar a sociedade brasileira a partir dos problemas surgidos com a Ditadura Militar. A hipótese que se apresenta, nesse sentido, é que a alteração de abordagem tem um rendimento específico na compreensão da sociedade brasileira, isto é, só se realiza em suas potencialidades quando conjugada com o contexto histórico que lhe dá corpo.
Téléchargements
Références
BASTIDE, Roger; Fernandes, Florestan. Do escravo ao cidadão. In: BASTIDE, Roger; Fernandes, Florestan. Brancos e negros em São Paulo: ensaio sociológico sobre aspectos da formação, manifestações atuais e efeitos do preconceito de cor na sociedade paulistana. São Paulo: Global, 2008, p. 27-90.
CANDIDO, Antonio. Literatura de dois gumes. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Editora Ática, 1989, p. 163-180.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos (1750-1870). Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2013.
CANDIDO, Antonio. De cortiço a cortiço. In: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Todavia, 2023a, p. 123-152.
CANDIDO, Antonio. Nota prévia. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Todavia, 2023b, p. 9-10.
CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira. São Paulo: Todavia, 2023c.
CANDIDO, Antonio. Dialética da Malandragem. In: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Todavia, 2023d, p. 19-53.
COSTA, Emília Viotti da. Da senzala à colônia: São Paulo: Editora UNESP, 2010.
DANTAS, Vinicius. Apresentação. In: CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas de Vinícius Dantas. São Paulo: Editora 34, 2002, p. 15-22.
NETTO, José Paulo. Pequena história da ditadura militar. São Paulo: Cortez, 2014.
RODRIGUES, Leôncio Martins. Industrialização e atitudes operárias: estudos de um grupo de trabalhadores. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009.
SCHWARZ, Roberto. Pressupostos, salvo engado, de “Dialética da malandragem”. In: SCHWARZ, Roberto. Que horas são?: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 129-156.
SCHWARZ, Roberto. Adequação nacional e originalidade crítica. In: SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 57-53.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )
