Uma viagem pela vida e a obra de Malangatana Valente: cinema, pintura, literatura
Mots-clés :
Moçambique. Cinema. Pintura. Literatura. Isabel Noronha. Malangatana Valente. Mia Couto.Résumé
O documentário Ngwenya, o Crocodilo, da cineasta moçambicana Isabel Noronha: o diálogo interartístico com o pintor Malangatana Valente e com o escritor Mia Couto. Fragmentos do imaginário mítico moçambicano transfigurados em cores, imagens, sons, palavras, movimentos e afetos. O mergulho na memória e nas tradições. A narrativa cinematográfica de Isabel Noronha entendida como travessia dialógica por temáticas, estruturas e linguagens ligadas não só a construções identitárias e sociais relacionadas ao contexto moçambicano ”“ em particular ao universo mítico ronga ”“, como também à vida e obra de Malangatana Valente e à ficção poética de Mia Couto.
Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. Ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994, p. 37.
COUTO, Mia. Depoimento inserido na reportagem "Malangatana Valente Ngwenya: Relação Fiel e Verdadeira", organizada por Rodrigues da Silva. In: Jornal de Letras- JL. Ano XVI, nº 663. Lisboa, 13 a 26 de março de 1996, pp. 12-13.
_____. O beijo da palavrinha. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006, p. 1-32.
NICHOLS, Bill. “A voz do documentário”. In: RAMOS, Fernão (org.), Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: SENAC, 2005. v. II. p. 47, p. 48 e p. 49.
NORONHA, Isabel. Entrevista, 2007a. Disponível em: < http://www.flcs.uem.mz/files/progccm.pdf > Acesso em 15/05/2015.
_____. Ngwenya, o crocodilo. Documentário africano de 90 min. Maputo: Ébano Multimídia, 2007b. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=sAyyPhljCY0 > Acesso em 20 /07/ 2015. RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: SENAC, 2008, p. 38, p. 39, p. 40 e p.41.
SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. Trad. M. Cecília Queiroz de Moraes Pinto e M. Helena Ribeiro da Cunha. São Paulo: Cultrix, 1983, p.14 e p. 16.
TAVARES, Denise. “Subjetividades Transbordantes: Apontamentos sobre o Documentário Biográfico, Memória e História”. Doc On-line. Revista digital de cinema documentário. N.15, dezembro 2013, p. 111-135. Disponível em:
<http://www.doc.ubi.pt/15/dossier_denise_tavares.pdf > Acesso em 26/6/2014.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3.ed. ampliada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, p. 103-104.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )