Permanências Impermanentes: Enigmas de “Páramo”

Autores/as

  • Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha Universidade Federal de Uberlândia.

Palabras clave:

Mitos. Narrativa. Tranculturação. Identidade.

Resumen

Análise de “Páramo”, de G. Rosa, buscando compreender as possíveis leituras interpretadas pelos mitos do mundo moderno, e o valor de uma produção literária distanciada pelo espaço de uma realidade temporal e cosmologia míticas, mas muito próxima do ponto de vista de interações e diálogos, permitindo inferir que a literatura deva apreender as possibilidades do real, substituindo a cosmovisão anterior, tradicionalmente coerente e organizada em um locus mítico, povoado de reatualizações modernas, por um outro olhar antecipatório de universos significativos, transculturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha, Universidade Federal de Uberlândia.

Profª de Literatura no Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia. Drª. em Letras pela USP, com Pos doutorado pela UFRJ.

Citas

CERQUEIRA FILHO, Gilásio. “Sufoco na alturas sobre Páramo, de Guimarães Rosa”. In: Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro: vol. 5, no.2, maio-agosto, 2013, p. 168-204.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes. 1992.

OLIVEIRA, Edson Santos. In: Reverso vol.32 nº.59 Belo Horizonte jun. 2010.

PLATON. Phèdre suivi de la pharmacie de Platon. Traduction inédite, introduction et notes par Luc Brisson. Paris: Flammarion, 2000.

PEREIRA, Maria Luiza Scher. O Exilio em “Páramo” de Guimarães Rosa: Dilaceramento e superação” In: http://www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista/revistas/09/6-5.pdf;

ROSA, Guimarães. Grande sertão: veredas. In: ROSA, Guimarães. Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.1994, vol2.

Publicado

2015-08-12

Cómo citar

Cunha, B. R. R. da. (2015). Permanências Impermanentes: Enigmas de “Páramo”. Revista Cerrados, 23(38). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25797