A leitura como caminho para a alteridade
Palavras-chave:
Leitura. Alteridade. Texto. Teoria histórico-cultural.Resumo
No presente estudo, propomos pensar na leitura como mecanismo de aproximação com o Outro. Sugerimos que esse ato seja visto como travessia para inscrevermo-nos no Outro, na medida em que o leitor transita entre o texto original e sua interpretação e se percebe como residente em cada um desses textos. Valemo-nos também das relações entre sentido e alteridade, que se estabelecem a partir da literatura, a qual se coloca, então, como mediadora da dialética entre o eu e o outro.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2011.
CÂNDIDO, A. Vários escritos. 3ª. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 2005.
CASTORIADIS, C. Sujeito e verdade no mundo social-histórico. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2007.
COLLOT, M. O outro no mesmo. Revista ALEA - Estudos Neolatinos. Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras ”“ RJ: UFRJ, vol. 8, jan./jun., 2006, p. 29-28.
FOSNOT, C. T. Construtivismo: teoria, perspectivas e prática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
FREUD, S. (1919). O ‘estranho’. In:____. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, V. XVII.
FREUD, S. (1925). A negativa. In:_____. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, V. XIX.
LURIA, A. R. Diferenças culturais de pensamento. In: VIGOTSKII, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos, 11ª ed., São Paulo: Ãcone, 2010.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 4ª ed. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim; Paulo Sérgio Lima Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1971.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Trad. Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
RICOEUR, P. O si-mesmo como um outro. Campinas: Papirus, 1990.
ROONEY, C. The other of the confession: women of Zimbabwe. In: Decolonising Gender: literature and a poetics of the real. London: Routledge, 2007.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
PERRET-CLERMONT, A.; PONTECORVO, C.; RESNIK, L. B.; ZITTOUN, T.; BURGE, B.. Integração social: aprendizagem e interacção social na adolescência e juventude. Trad. Alexandra Estrela. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
VALSINER, J. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2012.
VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo, revisão técnica de José Cipolla Neto, 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Trad. Paulo Bezerra. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
WELLS, G. Indagación dialógica: hacia una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Barcelona: Paidós, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )