Ecopoieses e Cinema: o Stalker de Tarkovsky / Ecopoieses and Cinema: Tarkovsky’s Stalker
Resumen
Ecopoiesis e cinema: o Stalker de Tarkovsky. Este trabalho é fruto das discussões sobre a relação da literatura com outras formas de linguagem, como a do cinema. Entende”“se aqui que Stalker, de Tarkovsky, estabelece essa relação de duas maneiras: a primeira mais óbvia e direta, enquanto tradução de um romance dos irmãos Strugatsky e, para nós mais importante, enquanto a construção de um “estado poético”. Há no filme um diálogo entre maneiras abstratas, intelectuais e científicas e formas afetuais, vivenciais, em uma palavra, ecológicas de percepção. Palavras-chave: poesia; meio ambiente; cinema; Tarkovski. Ecopoiesis and cinema: Tarkovsky’s Stalker Tarkovski’s Stalker develops a poetry that keeps the film on the border between poetry and cinema. Tarkovski translates poetry itself to cinema and cinema to poetry. Stalker represents the fight of poetry for survive in a ruin society. Keywords: poiesis; ecocriticism; cinema; Tarkovski.Descargas
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Publicado
2010-10-26
Cómo citar
Justino, L. B., & Dantas, F. S. (2010). Ecopoieses e Cinema: o Stalker de Tarkovsky / Ecopoieses and Cinema: Tarkovsky’s Stalker. Revista Cerrados, 19(29). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/13991
Número
Sección
Literatura, teatro e cinema: aproximações críticas e teóricas
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