CHAMADA ABERTA - N. 67 - Dossiê: Tramas dialógicas do cancioneiro brasileiro: estudos em literatura, linguística e música
CHAMADA ABERTA - Cerrados n. 67
DOSSIÊ: Tramas dialógicas do cancioneiro brasileiro: estudos em literatura, linguística e música
Organizadores:
Prof. Dr João Vianney Cavalcanti Nuto (UnB)
Profa. Dra. María del Pilar Tobar Acosta (IFB)
O Brasil tem uma destacada e prolífica produção de canções populares que remonta o desenvolvimento dos primeiros gêneros genuinamente brasileiros no século XVIII, tais como o maxixe e o lundu (Andrade, 1928) dos quais derivaram inúmeros gêneros musicais, e aos quais se amalgamaram multimodalmente expressões líricas, perfazendo as primeiras canções brasileiras. Considerando o aspecto centralmente oral de nossa(s) cultura(s) atravessada(s) pela colonialidade e informadas pela reexistência afro e indigenarreferenciada, o cancioneiro popular brasileiro possibilitou a materialização de processos sociohistóricos em formas estéticas a partir da produção de canções populares. Esses processos adensaram-se a partir das contradições da modernização tardia e favoreceram, a partir do desenvolvimento da tecnologia do fonograma, a constituição de um sistema cancional brasileiro (Bastos, 1999), para o qual cooperam e convergem compositoras/es, intérpretes, produtores/as culturais, agentes de gravadoras, público consumidor, entre outros.
Assim, a produção de conhecimentos sobre a canção popular brasileira impõe um conjunto de desafios a pesquisadoras/es e artistas por sua alta complexidade, demandando abordagens igualmente complexas inter e transdisciplinares, em especial em literatura, linguística, música, sociologia, antropologia e historiografia. Essa complexidade exige, para além do diálogo teórico entre diferentes áreas do saber, um esforço metodológico que possibilite o estudo das canções considerando seu caráter multimodal lírico-musical. Desse modo, este dossiê pretende servir de suporte para a realização de artigos que focalizem distintos aspectos do estudo sobre o cancioneiro brasileiro, que contemplem:
- Relações dialógicas do cancioneiro brasileiro;
- Aspectos formativos do sistema cancional brasileiro;
- Estudos de gênero e o cancioneiro brasileiro;
- Cantos de trabalho e luta de classes;
- Festejos, divertimentos e brincadeiras;
- O papel da autoria e da interpretação;
- Aspectos performativos e a fruição coletiva; e/ou
- O cancioneiro brasileiro como espaço para disputas ideológicas.
O prazo final para envio de artigos é dia 26 de janeiro de 2025.
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