Spirals, gyres and break

ways and means of enunciating black experiences in PRETOVÍRGULA, by Lucas Litrento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v33i66.55128

Keywords:

Lucas Litrento, Eshu, Spiraling time, Black authorship, Poetry

Abstract

This article analyses the book PRETOVÍRGULA (Círculo de Poemas, 2023), by the poet Lucas Litrento, intending to investigate black ways and means of enunciation through poetic discourse, evaluating how Litrento tensions the identity categories that are frequently intended to be kept unaltered, even within a country racially diverse like Brazil. To achieve this, we analyze the imagery related to the spiral, the gyre and the break, understood as aesthetic principles elected by Litrento as a means of imprinting on the poetic speech the complexity that guides identity development in the conflagrated territory of Brazil. Besides that, we highlight Eshu’s (Exu) centrality as a structuring axis to the book as well as his impact on the aesthetic choices made by the author. On that point, it was fundamental to dialogue with the propositions of other theorists such as Leda Maria Martins, Edimilson de Almeida Pereira and Muniz Sodré.

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Author Biographies

Luan Sabino Siqueira, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na subárea de Literatura Comparada. Mestre em Estudos de Literatura pela mesma instituição. Graduado no curso de licenciatura em Letras - Português/ Literaturas, também pela UFF, com passagem pela Universidade do Porto como bolsista Capes. Atua desde 2016 como professor voluntário em pré-vestibular comunitário. Tem experiência profissional como professor de ensino básico em instituições privadas nas disciplinas de língua portuguesa, literatura brasileira e redação. Na área de Letras, seus interesses de pesquisa possuem ênfase em Literatura Brasileira, Poesia Contemporânea e Teatro negro-brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: relações do sagrado com a poesia, temáticas raciais na literatura e nas artes, teatro e dramaturgia de autoria negra.

Anita Martins Rodrigues de Moraes, Universidade Federal Fluminense

Anita Martins Rodrigues de Moraes possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Literatura Brasileira (2002; bolsa FAPESP) e doutorado em Teoria da Literatura (2007; bolsa FAPESP; doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, 2005) pelo programa de pós-graduação em Teoria e História Literária da mesma universidade. Desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2008-2011; bolsa FAPESP; intercâmbio na Universidade de Lisboa, 2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Desde 2012 é professora de Teoria da Literatura junto ao Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Infanto-Juvenil (LIJ) e o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos da Literatura da mesma universidade (Capes 7). De suas publicações, destacam-se os livros Contornos humanos: Primitivos, rústicos e civilizados em Antonio Candido (CEPE Editora, 2023), Para além das palavras: representação e realidade em Antonio Candido (Editora da Unesp, 2015) e O inconsciente teórico: investigando estratégias interpretativas de Terra Sonâmbula, de Mia Couto (Editora Annablume/ FAPESP, 2009). Publicou também a antologia O Brasil na poesia africana de língua portuguesa (Editora Kapulana, 2019), organizada em parceria com a professora Vima Lia Martin (USP).E-mail: anitamoraes@id.uff.br

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Published

2024-12-17

How to Cite

Sabino Siqueira, L., & Martins Rodrigues de Moraes, A. (2024). Spirals, gyres and break: ways and means of enunciating black experiences in PRETOVÍRGULA, by Lucas Litrento. Revista Cerrados, 33(66), 29–37. https://doi.org/10.26512/cerrados.v33i66.55128

Issue

Section

Literatura e teoria de autoria negra no Atlântico Sul

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