LITERATURE, SONGS AND HUMANIZATION OF SOCIAL PRACTICES IN WRITING LANGUAGE TEACHING.

Authors

Keywords:

Protest song. Poetry. Applied Linguistics. Critical analysis of gender. Humanization with the teaching and learning of written language.

Abstract

The analysis of songs “Vai Vir Ar” and “Cálice” compares world's representations, political and social relations of power, historicities, dialogical alterity and identities inherent to the time when the compositions were make, which can be recovered through music and poetry. Teaching language through protest songs makes it possible to empower students with historically constituted and constructed knowledge to perceive discursive and ideological effects of silencing, oppression, domination, violence, forming people to act in the humanization of social practices. 

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Author Biographies

Roberto Baron, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Aluno doutorando do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC desde março de 2017; Participa do projeto de pesquisa "A canção como um gênero de discurso multissemiótico de manifestação artística influenciando construções identitárias: da corte na Europa mediaval do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil" do Professor Dr. Marcos Antonio Rocha Baltar, com a pesquisa: "Canção como gênero do discurso multissemiótico, multicultural e indisciplinar na escola para o ensino da língua materna. Especialista em educação de jovens e adultos / proposto pelo IFC de Camboriú / SC (2015); Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011); graduado em português e inglês e literatura pela Universidade Regional de Blumenau (2000); graduado no Curso Superior de Tecnologia Multimídia Digital pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010); especialista em Metodologia de Ensino à Distância pela Unisul / UnisulVirtual em (2005); especialista em Novas Mídias: Rádio e TV, pela FURB (2003). Atuou como professor de língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas de 2002 a 2016. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/3899753676229431

 

Marcos Antonio Rocha Baltar, Dr., Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, é graduado em Letras Licenciatura Plena Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado na Universidade de Genebra, Suiça (2006). Pós-doutorado na Escola Superior do Professorado e do Ensino - ESPE de Versailles - Universidade de Cergy Pontoise, França (2015). Em 2006 publicou o livro Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Em 2012 publicou Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. Em 2017 gravou o Álbum Luzes Acesas (MPB). Atualmente, investiga "A canção como um gênero de discurso multissemiótico influenciando construções identitárias: da corte francesa do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil". Atua principalmente nas áreas linguística aplicada e mídia: teorias do agir humano, teorias de gêneros textuais/discursivos, letramento(s) e formação inicial e continuada de professores. É coordenador da área Letras - Português (PIBID/UFSC) Programa de Iniciação à Docência e Vice-Coordenador do Núcleo de Linguística Aplicada - NELA - UFSC. (Texto informado pelo autor)

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Published

2020-08-03

How to Cite

Baron, R., & Baltar, M. A. R. (2020). LITERATURE, SONGS AND HUMANIZATION OF SOCIAL PRACTICES IN WRITING LANGUAGE TEACHING. Revista Cerrados, 28(51), 149–173. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/26883

Issue

Section

Dossiê: Artistas e criadores, entre muros e exílios: trinta anos de solidão [198