LITERATURE, SONGS AND HUMANIZATION OF SOCIAL PRACTICES IN WRITING LANGUAGE TEACHING.
Keywords:
Protest song. Poetry. Applied Linguistics. Critical analysis of gender. Humanization with the teaching and learning of written language.Abstract
The analysis of songs “Vai Vir Ar” and “Cálice” compares world's representations, political and social relations of power, historicities, dialogical alterity and identities inherent to the time when the compositions were make, which can be recovered through music and poetry. Teaching language through protest songs makes it possible to empower students with historically constituted and constructed knowledge to perceive discursive and ideological effects of silencing, oppression, domination, violence, forming people to act in the humanization of social practices.
Downloads
References
______, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. 3ª ed. São Carlos(SP): Pedro & João Editores, 2017.
AUTOR2, Autor2. Vai Vir Ar. Música e Letra de Autor2 Autor2. Álbum luzes acesas. Gravado nos Studios do clube 55. Florianópolis: 2016.
______. Rádio Escolar: uma experiência de letramento midiático. Coleção trabalhando com... na escola/4. São Paulo: Cortez editora, 2012.
______. Oficina da canção: do maxixe ao samba-canção. A primeira metade do século XX. Curitiba: Apris, 2019.
BONINI, Jornal escolar: gêneros e letramento midiático no ensino-aprendizagem de linguagem. Artigo publicado na revista eletrônica do endereço <http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a09.pdf> e RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 149-175, 2011
______, Adair. Análise crítica de gêneros discursivos no contexto das práticas jornalísticas. In: SEIXAS, Lia; PINHEIRO, Najara Ferrari. (Orgs.). Gêneros: um diálogo entre comunicação e Linguística Aplicada. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2013. p. 103-120
______, Adair e outros (org.). Os gêneros do Jornal. Coleção Linguística volume 4. Florianópolis: Editora Insular, 2014.
COSTA, Nelson Barros da. Canção popular e ensino da língua materna: o gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa. <http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/linguagem-em-discurso/0401/040101.pdf> Publicado em Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 1, p. 9-36, jul./dez. 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. (Coleção Leitura). 12ª.Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
______. MACEDO, Donaldo. Alfabetização: Leitura do mundo, Leitura da palavra. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011
______. Pedagogia da esperança [recurso eletrônico]: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 1.Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREITAS, Verlaine. Adorno e a arte contemporânea. 2ª edição (2003). Edição Eletrônica: dezembro de 2011. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2011
GADOTTI, Moacir. Prefácio Educação e Ordem Classista. Em: FREIRE, Paulo. Educação e Mudança [Recurso eletrônico]. Título original: Educacion y cambio. 1ª ed. 2013 recurso digital. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. (p. 6 a 14)
GOMES, Rosivaldo. Leitura de gêneros multissemióticos e multiletramentos em materiais didáticos impressos e digitais de língua portuguesa do ensino médio. Tese de doutorado apresentada ao instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. IEL/UNICAMP. Acessada em 15 de julho de 2019 através endereço eletrônico < http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/325318/1/Gomes_Rosivaldo_D.pdf> Campinas: Unicamp, 2017.
LOPES, Graça Videira; Ferreira, Manuel Pedro et al. (2011-), Cantigas Medievais Galego Portuguesas [base de dados online]. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, FCSH/NOVA. [Consulta em 27/02/2019] Disponível em: <http://cantigas.fcsh.unl.pt>.
MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 1ª ed. (2006) 5ª reimpressão (2016). São Paulo: Parábola, 2016.
PONZIO, Augusto. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. Em: BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. 3ª ed. São Carlos(SP): Pedro & João Editores, 2017. (p .9 a 38)
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica:linguagem, identidade e a questão ética. 1ª Ed.(2003) 5ª reimpressão. São Paulo: Parábola, 2016.
RESENDE, Viviane de Melo e RAMALHO, Viviane C. Vieira Sebba. Análise de discurso crítica, do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas. Publicado em Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 5, n.1, p. 185-207, jul./dez. 2004
SANT'ANA, Affonso Romano. Música Popular e Moderna Poesia Brasileira. São Paulo: Nova Alexandra, 2014.
SOARES, Vanessa Arlésia de Souza Ferretti. Análise crítica de gênero e o exercício de leitura da palavramundo: diálogos possíveis. Acessado no link <http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820169894> e publicado na RBLA, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 335-364, 2016
TATIT, Luiz. O Século da Canção. Cotia,SP: Ateliê Editorial, 2004.
TINHORÃO, José Ramos. História Social da música popular brasileira. 2ª ed.(2010) 1ª reimpressão. São Paulo: editora34, 2013.
VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich, do círculo de Bakhtin. A construção da Enunciação e Outros Ensaios. Organização, tradução e notas: João Wanderley Geraldi. Edição e Supervisão da Tradução: Valdemir Miotello. São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2013.
______. Marxismo e filosofia da linguagem ”“ Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório: Sheila Grillo. São Paulo: Editora34, 2017.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura ”“ Usos da cultura na era global. Tradução: Marie-Anne Kremer. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Cerrados
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )