Valores da cultura popular no processo de modernização social do Brasil: Silvio Romero, Inglês de Sousa e Euclides da Cunha

Autores

  • Celdon Fritzen Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palavras-chave:

Cultura popular. Nacionalidade. Modernização.

Resumo

No final do século XIX, dentro de um movimento mundial de expansão do Capitalismo e de uniformização social, intelectuais brasileiros compilam elementos folclóricos que seriam a expressão da diferença nacional. A valorização da racionalidade técnica subjacente à modernização industrial, porém, fa z com que o irracionalismo do folclore seja visto como obstáculo ao desenvolvimento do país. Essa seria a visão de Inglês de Sousa. Euclides da Cunha ofereceria uma atitude distinta, buscando antes interpretar que classificar as manifestações de cultura popular.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celdon Fritzen, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da  Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Referências

ADORN O, T. e H ORKHEIM ER, M. D ialética do esclarecim ento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
AVÉ-LALLEMANT, Robert. No rio das Amazonas. Belo Horizonte Itatiaia; São Paulo: EdUSP, 1980, p. 108.
BATES, Henry Walter. Um naturalista no rio Amazonas. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EdUSP, 1979, p. 65.
BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. Europa, 1500-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
CUNHA, Euclides da. Um paraíso perdido. Ensaios, estudos e pronunciamentos sobre a Amazônia. Org. Leandro Tocantins. Rio de Janeiro: Olímpio, 1986.
LE GOFF, Jacques. O maravilhoso e o quotidiano no ocidente medieval. Rio de Janeiro: Edições 70, 1990.
MATOS, Cláudia Neiva de. A poesia popular na República das Letras: Sílvio Romero folclorista. Rio de Janeiro: FUNARTE, UFRJ, 1994.
NERI, Frederico José de Santana, Barão de Santana. O país das Amazonas. Belo Horizonte ; Itatiaia; São Paulo: EdUSP, 1979.
NIETSCHE. "Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral". In: Obras incompletas (Os Pensadores). São Paulo: Nova Cultural, 1987.
RAMA, Angel. A cid a d e d as letras. São Paulo: Brasiliense, 1985.
ROMERO, Sílvio. Estudos sobre a poesia popular do Brasil. Petrópolis: Vozes, 1977.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SOUSA, Inglês de. Contos am azônicos. Rio de Janeiro: Presença; Brasília: INL, 1988.
WALLACE, Alfred Russel. Viagens pelos rios Amazonas e Negro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979, p. 237.

Downloads

Publicado

23-07-2014

Como Citar

Fritzen, C. (2014). Valores da cultura popular no processo de modernização social do Brasil: Silvio Romero, Inglês de Sousa e Euclides da Cunha. Revista Cerrados, 14(20). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25357

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.