Ecopoieses e Cinema: o Stalker de Tarkovsky / Ecopoieses and Cinema: Tarkovsky’s Stalker

Autores

  • Luciano Barbosa Justino
  • Fabrícia Silva Dantas

Resumo

Ecopoiesis e cinema: o Stalker de Tarkovsky. Este trabalho é fruto das discussões sobre a relação da literatura com outras formas de linguagem, como a do cinema. Entende”“se aqui que Stalker, de Tarkovsky, estabelece essa relação de duas maneiras: a primeira mais óbvia e direta, enquanto tradução de um romance dos irmãos Strugatsky e, para nós mais importante, enquanto a construção de um “estado poético”. Há no filme um diálogo entre maneiras abstratas, intelectuais e científicas e formas afetuais, vivenciais, em uma palavra, ecológicas de percepção. Palavras-chave: poesia; meio ambiente; cinema; Tarkovski. Ecopoiesis and cinema: Tarkovsky’s Stalker Tarkovski’s Stalker develops a poetry that keeps the film on the border between poetry and cinema. Tarkovski translates poetry itself to cinema and cinema to poetry. Stalker represents the fight of poetry for survive in a ruin society. Keywords: poiesis; ecocriticism; cinema; Tarkovski.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-10-2010

Como Citar

Justino, L. B., & Dantas, F. S. (2010). Ecopoieses e Cinema: o Stalker de Tarkovsky / Ecopoieses and Cinema: Tarkovsky’s Stalker. Revista Cerrados, 19(29). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/13991

Edição

Seção

Literatura, teatro e cinema: aproximações críticas e teóricas