CHAMADA ABERTA - N. 67 - Dossiê: Tramas dialógicas do cancioneiro brasileiro: estudos em literatura, linguística e música

27-09-2024

CHAMADA ABERTA - Cerrados n. 67

DOSSIÊ: 
Tramas dialógicas do cancioneiro brasileiro: estudos em literatura, linguística e música

Organizadores:

Prof. Dr João Vianney Cavalcanti Nuto (UnB)

Profa. Dra. María del Pilar Tobar Acosta (IFB)

 

O Brasil tem uma destacada e prolífica produção de canções populares que remonta o desenvolvimento dos primeiros gêneros genuinamente brasileiros no século XVIII, tais como o maxixe e o lundu (Andrade, 1928) dos quais derivaram inúmeros gêneros musicais, e aos quais se amalgamaram multimodalmente expressões líricas, perfazendo as primeiras canções brasileiras. Considerando o aspecto centralmente oral de nossa(s) cultura(s) atravessada(s) pela colonialidade e informadas pela reexistência afro e indigenarreferenciada, o cancioneiro popular brasileiro possibilitou a materialização de processos sociohistóricos em formas estéticas a partir da produção de canções populares. Esses processos adensaram-se a partir das contradições da modernização tardia e favoreceram, a partir do desenvolvimento da tecnologia do fonograma, a constituição de um sistema cancional brasileiro (Bastos, 1999), para o qual cooperam e convergem compositoras/es, intérpretes, produtores/as culturais, agentes de gravadoras, público consumidor, entre outros.

Assim, a produção de conhecimentos sobre a canção popular brasileira impõe um conjunto de desafios a pesquisadoras/es e artistas por sua alta complexidade, demandando abordagens igualmente complexas inter e transdisciplinares, em especial em literatura, linguística, música, sociologia, antropologia e historiografia. Essa complexidade exige, para além do diálogo teórico entre diferentes áreas do saber, um esforço metodológico que possibilite o estudo das canções considerando seu caráter multimodal lírico-musical. Desse modo, este dossiê pretende servir de suporte para a realização de artigos que focalizem distintos aspectos do estudo sobre o cancioneiro brasileiro, que contemplem:

 

  • Relações dialógicas do cancioneiro brasileiro;
  • Aspectos formativos do sistema cancional brasileiro;
  • Estudos de gênero e o cancioneiro brasileiro;
  • Cantos de trabalho e luta de classes;
  • Festejos, divertimentos e brincadeiras;
  • O papel da autoria e da interpretação;
  • Aspectos performativos e a fruição coletiva; e/ou
  • O cancioneiro brasileiro como espaço para disputas ideológicas.


O prazo final para envio de artigos é dia 26 de janeiro de 2025.

Os manuscritos devem ser submetidos por meio da aba Submissão do site da revista, onde se encontram as normas para publicação da Revista e o layout atualizado para submissão.