A posição do narrador no romance contemporâneo
extérieur monde ou intérieur monde?
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.41475Palavras-chave:
romance francês contemporâneo. teoria crítica. crítica literária. estética. modernidade.Resumo
Este artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão relacionada à posição do narrador nos quatro romances contemporâneos finalistas do Choix Goncourt Brésil 2020: Extérieur monde, La part du fils, Soif e Tous les hommes h'habitent pas le monde de la même façon. Trata-se mais especificamente de refletir sobre a relação dialética entre interioridade e exterioridade nesses romances, com foco maior no romance Extérieur monde, de Olivier Rolin. O ponto de partida é um diálogo com o texto de Theodor Adorno intitulado justamente A posição do narrador no romance contemporâneo (1954), no qual o autor reflete sobre os desafios e a evolução na arte narrativa no século XX em relação ao século XIX. Partindo da leitura dessas 4 obras do século XXI, notadamente de Extérieur monde, o objetivo deste artigo é refletir sobre a evolução ocorrida na posição do narrador quanto à dialética entre mundo interior e exterior no romance contemporâneo, dois séculos após a explosão do romance moderno na França.
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