A posição do narrador no romance contemporâneo

extérieur monde ou intérieur monde?

Autores

  • Robson de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.41475

Palavras-chave:

romance francês contemporâneo. teoria crítica. crítica literária. estética. modernidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão relacionada à posição do narrador nos quatro romances contemporâneos finalistas do Choix Goncourt Brésil 2020: Extérieur monde, La part du fils, Soif e Tous les hommes h'habitent pas le monde de la même façon. Trata-se mais especificamente de refletir sobre a relação dialética entre interioridade e exterioridade nesses romances, com foco maior no romance Extérieur monde, de Olivier Rolin. O ponto de partida é um diálogo com o texto de Theodor Adorno intitulado justamente A posição do narrador no romance contemporâneo (1954), no qual o autor reflete sobre os desafios e a evolução na arte narrativa no século XX em relação ao século XIX. Partindo da leitura dessas 4 obras do século XXI, notadamente de Extérieur monde, o objetivo deste artigo é refletir sobre a evolução ocorrida na posição do narrador quanto à dialética entre mundo interior e exterior no romance contemporâneo, dois séculos após a explosão do romance moderno na França. 

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Biografia do Autor

Robson de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor da Casa de Cultura Francesa da Universidade Federal do Ceará. Autor de O homem sem qualidades à espera de Godot (Hedra, 2020).

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Publicado

2022-03-23

Como Citar

de Oliveira, R. (2022). A posição do narrador no romance contemporâneo : extérieur monde ou intérieur monde? . caleidoscópio: Literatura E tradução, 5(2). https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.41475