A posição do narrador no romance contemporâneo
extérieur monde ou intérieur monde?
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.41475Keywords:
romance francês contemporâneo. teoria crítica. crítica literária. estética. modernidade.Abstract
Este artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão relacionada à posição do narrador nos quatro romances contemporâneos finalistas do Choix Goncourt Brésil 2020: Extérieur monde, La part du fils, Soif e Tous les hommes h'habitent pas le monde de la même façon. Trata-se mais especificamente de refletir sobre a relação dialética entre interioridade e exterioridade nesses romances, com foco maior no romance Extérieur monde, de Olivier Rolin. O ponto de partida é um diálogo com o texto de Theodor Adorno intitulado justamente A posição do narrador no romance contemporâneo (1954), no qual o autor reflete sobre os desafios e a evolução na arte narrativa no século XX em relação ao século XIX. Partindo da leitura dessas 4 obras do século XXI, notadamente de Extérieur monde, o objetivo deste artigo é refletir sobre a evolução ocorrida na posição do narrador quanto à dialética entre mundo interior e exterior no romance contemporâneo, dois séculos após a explosão do romance moderno na França.
Downloads
References
ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.
COATALEM, Jean-Luc. La part du fils. Paris: Stock, 2019.
DUBOIS, Jean-Paul. Tous les hommes n'habitent pas le monde de la même façon. Paris: Éditions de l'Olivier, 2019.
DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Tradução de Sandra Felgueiras. São Paulo, Companhia de Freud, 2005.
JAPPE, Anselm. Sociedade Autofágica: capitalismo, desmesura e autodestruição. Tradução de Júlio Henriques. São Paulo: Elefante, 2021.
JURGA, Antoine. Olivier Rolin, écrivain sans contrée. In: Lublin Studies In Modern Languages And Literature Vol 44, No 4, Lublin, 2020.
LUKÁCS, Georg. Teoria do Romance. São Paulo: Editora 34, 2009.
NOTHOMB, Amélie. Soif. Paris: Albin Michel, 2019.
OLIVEIRA, Robson J. F de. O homem sem qualidades à espera de Godot. São Paulo: Hedra, 2020.
ROBERT, Mathe. Romance das origens, origens do romance. Tradução de André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
ROLIN, Olivier. Extérieur monde. Paris: Gallimard, 2019.
ROUSSEL, Frédéric. Olivier Rolin se remémore ses pérégrinations dans «Extérieur monde». In: Libération, 18 octobre 2019. Acesso em 20 de agosto de 2021.
SPERBER, Suzi Frankl. Ficção e razão: uma retomada das formas simples. São Paulo: Aderaldo & Rothschild: Fapesp, 2009.
WOOD, James. Como funciona a ficção. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Robson de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Notice
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).