O Choix Goncourt e o crítico em formação

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40993

Palavras-chave:

Choix Goncourt. Teoria literária. Crítica literária. Ferramentas metodológicas. Formação.

Resumo

Dada a própria natureza do objeto de eleição dos Estudos Literários, o desenvolvimento de metodologias que auxiliem a análise das obras literárias e que guiem a educação e formação do crítico literário impõe consideráveis desafios não só ao aluno, como também aos educadores e às instituições que se propõem a ofertar a disciplina. O presente trabalho procura discutir de que maneira o Choix Goncourt du Brésil se qualifica como ambiente privilegiado para a formação do crítico, uma vez que coordena aquisição de bagagem teórica e aplicação prática, além de orientar as análises através da constituição e proposição de uma ferramenta metodológica: as fichas de notação coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Ferreira Guimarães Menezes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Letras na licenciatura dupla em português e francês pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente participa de pesquisa relacionada ao ensino de línguas na perspectiva das Epistemologias do Sul e participa do projeto de extensão “Clube de Leitura Francófona”, com o objetivo de difundir a língua e a literatura francófonas no Brasil

Kênia Barbosa Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mmestranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui bacharelado em Estudos Literários e Licenciatura pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisa comparativa entre a obra do autor francês Barbey d'Aurevilly e do poeta inglês Lord Byron, com foco especial na construção da figura feminina e nos aspectos filosóficos e estéticos do Romantismo europeu em sua interseção com o satanismo e decadentismo do final do século XIX

Referências

ABRAMS, M. H. O Espelho e a Lâmpada: teoria romântica e tradição crítica. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes -- selo Martins, 2019

FREITAS, M. V. de. A teoria da literatura e as desumanidades. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 21–38, 2019. DOI: 10.17851/2317-2096.29.3.21-38. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18853>. Acesso em: 19 ago. 2021.

FREITAS, M. V. de. O problema do método nos estudos literários. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra)

RICHTER, David H. The Critical Tradition. Boston: Bedford/St. Martin’s, 2007.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

Menezes, M. C. F. G. ., & Santos, K. B. . (2022). O Choix Goncourt e o crítico em formação: relato de experiência. caleidoscópio: Literatura E tradução, 5(2). https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40993

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA