O Choix Goncourt e o crítico em formação
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40993Palabras clave:
Choix Goncourt. Teoria literária. Crítica literária. Ferramentas metodológicas. Formação.Resumen
Dada a própria natureza do objeto de eleição dos Estudos Literários, o desenvolvimento de metodologias que auxiliem a análise das obras literárias e que guiem a educação e formação do crítico literário impõe consideráveis desafios não só ao aluno, como também aos educadores e às instituições que se propõem a ofertar a disciplina. O presente trabalho procura discutir de que maneira o Choix Goncourt du Brésil se qualifica como ambiente privilegiado para a formação do crítico, uma vez que coordena aquisição de bagagem teórica e aplicação prática, além de orientar as análises através da constituição e proposição de uma ferramenta metodológica: as fichas de notação coletivas.
Descargas
Citas
ABRAMS, M. H. O Espelho e a Lâmpada: teoria romântica e tradição crítica. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes -- selo Martins, 2019
FREITAS, M. V. de. A teoria da literatura e as desumanidades. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 21–38, 2019. DOI: 10.17851/2317-2096.29.3.21-38. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18853>. Acesso em: 19 ago. 2021.
FREITAS, M. V. de. O problema do método nos estudos literários. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra)
RICHTER, David H. The Critical Tradition. Boston: Bedford/St. Martin’s, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Maria Clara Ferreira Guimarães Menezes, Kênia Barbosa Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a laLicencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).