Ações de promoção das literaturas contemporâneas em língua francesa na Universidade Federal do Paraná percursos e perspectivas

Main Article Content

Claudia Daher
Viviane
Thomas

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer um relato da experiência do projeto Choix Goncourt Brésil 2020 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentando, ao mesmo tempo, um panorama de ações extensionistas que vêm sendo desenvolvidas no intuito de propiciar encontros de leitura e discussão de obras contemporâneas em língua francesa a um público amplo, formado tanto por estudantes dos cursos de Letras quanto pelo público externo à universidade. Essas ações partem da constatação de que as/os estudantes dos cursos de Francês na universidade muito raramente têm acesso a obras contemporâneas em língua francesa durante sua formação, seja da literatura francesa metropolitana, seja da literatura produzida em língua francesa no espaço francófono e pelo mundo. Nesse sentido, desde 2016, a UFPR desenvolve projetos de extensão que têm, dentre outros objetivos, a difusão da literatura mais recente produzida em francês. O artigo está organizado em três partes: primeiramente, fazemos um breve histórico das ações realizadas na UFPR desde 2016 com o intuito de favorecer encontros de discussão sobre literaturas francesas contemporâneas. Na sequência, apresentamos as ações realizadas no âmbito do Choix Goncourt Brésil 2020 e o impacto da realização desse projeto durante um ano de pandemia. Finalmente, concluímos com reflexões sobre as ações realizadas, apontando algumas perspectivas e desdobramentos advindos do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
Daher, C., Pereira, V. A. A. da C. ., & de Fornel , T. (2022). Ações de promoção das literaturas contemporâneas em língua francesa na Universidade Federal do Paraná: percursos e perspectivas. caleidoscópio: Literatura E tradução, 5(2). https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40786
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Biografia do Autor

Claudia Daher, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Letras e professora de Língua Francesa na Universidade Federal do Paraná. Tem interesse pelas questões relacionadas à leitura literária e à mediação de leitura em aula de línguas estrangeiras.

Viviane, Universidade Federal do Paraná

Professora de Literaturas em língua francesa da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve pesquisa sobre questões de representação e autoria nas literaturas contemporâneas em francês, com ênfase nas produções das ex-colônias da África e das Antilhas.

Thomas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil/ Université de Bordeaux, França

Atuou como Professor-Leitor de FLE na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2017 e 2020. É atualmente doutorando em Estudos Linguísticos, no âmbito de um acordo de cotutela de tese entre a Universidade de Bordeaux e a UFPR. Desenvolve pesquisa sobre a Didática do Plurilinguismo, com ênfase na Intercompreensão entre Línguas Românicas.

Referências

BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In.: Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro, Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.