À propos de la revue
Foco e Escopo
Surgida na França do século XVII, quando muito se discutia a respeito de 'fidelidade' na arte tradutória, a expressão Belas Infiéis remete à constante discussão sobre a manutenção da beleza presente na forma do original versus o respeito ao conteúdo. O traduzir envolve manipulação, envolve o desejo de ser fiel e de criar, de ser visível e invisível. Assim, as traduções sofrem perdas, mas também oferecem ganhos e, ao final do trabalho, geralmente pressionado pelo tempo, o tradutor continua refletindo sobre as (im)possibilidades da tradução.
A revista Belas Infiéis surgiu em 2011 do anseio dos docentes e discentes do recém-criado curso de Pós-Graduação em Estudos da Tradução - POSTRAD, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da Universidade de Brasília (UnB), em ampliar as oportunidades de difusão do pensamento científico nessa área.
Este é um periódico acadêmico online, de fluxo contínuo, acesso aberto e não estabelece qualquer cobrança para submissão ou publicação. Objetiva divulgar artigos, artigos traduzidos, traduções literárias, entrevistas, traduções comentadas, resenhas de livros que versam sobre Estudos da Tradução, resenhas de traduções, além de “arquivos”.
Esses trabalhos serão produzidos por estudantes e pesquisadores de Cursos de Pós-Graduação e Bacharelado em Tradução, pertencentes a instituições nacionais e estrangeiras de reconhecido mérito acadêmico, tradutores, estudiosos da tradução, com vistas a oferecer mais um espaço de difusão e discussão da produção acadêmica acerca dos Estudos da Tradução. Destina-se aos estudiosos e pesquisadores deste campo do saber, sendo um convite para se aprofundarem nos estudos e compartilharem experiências.
A revista Belas Infiéis garante a qualidade de seus textos por meio de avaliações realizadas rigorosamente às cegas por pares. Os textos submetidos no sistema da revista Belas Infiéis serão avaliados pela equipe editorial com relação à adequação às normas da revista. A avaliação às cegas (blind review) será realizada por, pelo menos, dois estudiosos da área. Os avaliadores estão elencados no Expediente da revista. Serão convidados avaliadores ad hoc em caso de necessidade.
Oferecemos a revista Belas Infiéis à comunidade de tradutores e pesquisadores em Estudos da Tradução.
Equipe Belas Infiéis
Políticas de Seção
Verificar as Diretrizes para autores
Artigos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos Traduzidos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Traduções literárias
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevistas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Arquivos
A seção ARQUIVOS não é mais publicada desde julho de 2020.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Tradução Comentada
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas de Tradução
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
1. A revista Belas Infiéis garante a qualidade de seus textos por meio de avaliações realizadas rigorosamente às cegas por pares.
2. Os textos submetidos pelo sistema da revista Belas Infiéis serão avaliados pela equipe editorial com relação à adequação às normas da revista.
3. A avaliação às cegas (blind review) será realizada por, pelo menos, dois estudiosos da área. Os avaliadores estão elencados no Expediente da revista; serão convidados avaliadores ad hoc em caso de necessidade.
4. As colaborações submetidas à Revista Belas Infiéis serão inicialmente avaliadas, quanto ao seu caráter científico e sua conformidade com às diretrizes aos autores, ao foco e ao escopo da revista. Após a aprovação na avaliação inicial, passa-se à apreciação por pares duplo-cego, à qual considera os seguintes aspectos:
1º. Conformidade do texto às regras estabelecidas pela revista Belas Infiéis;
2º. Pertinência do artigo ao periódico;
3º. Originalidade;
4º. Clareza e coerência do título, resumo e palavras-chave;
5º. Estrutura e organização do texto;
6º. Atualidade e relevância do tema;
7º. Coerência e pertinência da argumentação;
8º. Coerência e pertinência da fundamentação teórica;
9º. Consistência metodológica;
10º. As considerações finais condizem com os objetivos propostos;
11º. Pertinência, relevância e atualidade das referências bibliográficas;
12º. Linguagem e qualidade da redação.
5. Os originais poderão receber uma das seguintes avaliações:
a. Não publicar. Este manuscrito não é adequado para publicação.
b. Publicar. Trata-se de uma importante contribuição. Necessita no máximo de pequenas revisões.
c. Publicar com alterações. Requer revisões. Pode ser uma boa contribuição, desde que revisto.
d. Requer revisão completa. Este texto exige uma revisão extensa. O(a) autor(a) deve refazer o texto e submetê-lo à revista.
6. O tempo entre o recebimento e o aceite do artigo é de até cinco meses.
7. O tempo entre o aceite e a publicação de artigo é de até seis meses.
8. Todos os colaboradores serão comunicados do aceite ou da recusa de seus trabalhos pelo sistema da Revista Belas Infiéis.
Os editores, após as avaliações realizadas por no mínimo dois especialistas da área, verificarão os pareceres em relação à contribuição em questão para, então, deliberarem acerca da publicação do artigo.
Periodicidade
Fluxo contínuo. Formato eletrônico: PDF
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite à s mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Taxa de submissão e de processamento de manuscritos
A Revista Belas Infiéis não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão e processamento de manuscritos.