A Natureza das Coisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v9.n2.2020.27043

Palavras-chave:

Lucrécio. Epicuro. Deleuze.

Resumo

O poema épico-didático A Natureza das Coisas (De rerum natura), de Lucrécio (Titus Lucretius Carus ”“ séc. I a.C) é uma das grandes obras literatura universal. Fundindo poesia e filosofia, trata-se da divulgação da doutrina do filósofo grego Epicuro (300 a.C), a um tempo formado nos ensinamentos de Sócrates e reformista do atomismo de filósofos pré-socráticos, principalmente de Demócrito. No âmbito da poesia, Lucrécio influenciou grandes poetas latinos que o sucederam, tais como Virgílio, Horácio e Ovídio. O poema trata principalmente da física epicurista, em que a natureza está reduzida a átomos e ao vazio. Esta física está centrada no átomo como elemento infinitesimal da matéria, à qual estão submetidas outras categorias filosóficas como a metafísica (na aceitação da hipótese da existência dos deuses, mas também na diatribe contra a superstição) e a moral (na crítica ao amor visto como desejo meramente carnal e no elogio da amizade como “contrato social”). Tendo sido solapados pelo avanço do cristianismo, Lucrécio e Epicuro sofreram pelo menos mil anos de ostracismo. As críticas de Kant aos atomistas da antiguidade e a canonização científica da mecânica dos sólidos de Newton também influenciaram nesta quarentena do epicurismo. A partir do séc. XIX o poema de Lucrécio passou a receber a atenção de filósofos, poetas e tradutores. Na filosofia, foi estudado por Henry Bergson, Michel Serres (para quem Lucrécio seria o precursor da mecânica dos fluidos), Giles Deleuze, Clément Rosset, Phillipe Sollers e André Compte-Sponville. Na poesia francesa do XX, Paul Valéry e, sobretudo, Francis Ponge ecoam o requintado imagismo de Lucrécio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Henrique Domingues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras Português e Latim (2014) pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Letras ”“ Letras Clássicas (2013) pela Universidade de São Paulo. Doutorando em Ciência da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista CAPES. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

LUCRÈCE. De la nature. Texte établi et traduit par Alfred Ernout. Nouvelle édition revue et corrigée. Tome I. Paris: Les Belles Lettres, 1966. p. 55-56.

Downloads

Publicado

30-03-2020

Como Citar

DOMINGUES, Mario Henrique. A Natureza das Coisas. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 9, n. 2, p. 115–117, 2020. DOI: 10.26512/belasinfieis.v9.n2.2020.27043. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/27043. Acesso em: 26 abr. 2024.