O imprevisível poder de um título: resposta a Eduardo Viveiros de Castro

Autores

  • Alcida Rita Ramos

Palavras-chave:

Antropologia, Crítica

Resumo

A vantagem de se responder a uma resenha é a oportunidade que se abre para alguns esclarecimentos, a necessidade dos quais não foi prevista na época de ser escrito o livro resenhado. Assim, agradeço a Eduardo Viveiros de Castro pela ocasião de fazer uma breve retrospectiva do processo de criação de Hierarquia e Simbiose. Embora publicado em fins de 1980, a redação do livro foi terminada em fins de 1976, início de 1977. Essa foi uma época difícil para os antropólogos que participaram dos projetos ass.stenciais da FUNAI junto a vários grupos indígenas *. Depois de uma momentânea fase de receptividade ao trabalho prático de antropólogos qualificados, a FUNAI reverteu a sua posição e acabou por dispensar todos eles e, na maioria dos casos, pôs fim aos projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Maria Rosário G. Identidade étnica e território Trabalho apresentado na Mesa-Redonda “A Construção da Identidade em Sociedades Indígenas”, 13.a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, São Paulo, abril, 1982.
SMITH, Anthony D. The Ethnic revival. Cambridge, Cambridge University Press, 1981.

Downloads

Publicado

2018-01-18

Como Citar

Ramos, Alcida Rita. 2018. “O imprevisível Poder De Um título: Resposta a Eduardo Viveiros De Castro”. Anuário Antropológico 6 (1):263-66. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6201.