Conocimiento, historia y lugares sagrados. La formación del sistema regional del alto río Negro desde una visón interdisciplinar

Auteurs-es

  • Luis Cayón
  • Thiago Chacon

Mots-clés :

Sistema regional do Alto Rio Negro, Noroeste Amazônico, Lugares sagrados, Tukáno oriental, Aruaque

Résumé

A partir de um olhar interdisciplinar que cruza, principalmente, conhecimentos da arqueologia, da etnologia e da linguística histórica, este texto dá os primeiros passos para construir uma história plausível da formação do sistema regional do Alto Rio Negro e, assim, localizá-lo na história geral da Amazônia. Para a reconstrução da história deste sistema regional, composto principalmente por povos falantes de línguas tukáno orientais e aruaques, se dá destaque ao conhecimento indígena associado aos lugares mencionados nas narrativas de origem que não apenas evidencia as memórias do processo de formação histórica e cultural da região, mas formas específicas de manejo ambiental que têm sido muito bem sucedidas durante séculos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDERSON, Anthony & POSEY, Darrell. 1988. “Reforestación indígena”. Hombre y Ambiente: el Punto de Vista Indígena, II(5):67-78.
ANDRELLO, Geraldo; MARTINI, André; ALVES, Renata & OLIVEIRA, Ana Gita de. 2012. “Mapeando lugares sagrados: patrimônio imaterial, cartografia e narrativas em Iauaretê”. In: Geraldo Andrello (org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: ISA; São Gabriel da Cachoeira: FOIRN. pp. 18-41.
Ã…RHEM, Kaj. 1998. “Powers of Place: Territory, Landscape and Belonging in Northwest Amazonia”. In: Nadia Lowell (ed.). Local Belonging. London: Routledge. pp. 78-102.
Ã…RHEM, Kaj; CAYÓN, Luis; ANGULO, Gladys & GARCÍA, Maximiliano 2004. Etnografía Makuna: tradiciones, relatos y saberes de la Gente de Agua. Bogotá: Universidad de Gotemburgo e Instituto Colombiano de Antropología e Historia (ICANH). (Acta Universitatis Gothenburgensis, 17).
ASSOCIAÇÃO ESCOLA INDÍGENA ÜTAPINOPONA TUYUKA (AEITÜ). 2005. Wiseri Makañe Niromakañe: casa de transformação, origem da vida ritual Ütapinopona Tuyuka. São Gabriel da Cachoeira: AIETÜ; São Paulo: ISA.
AZEVEDO, Miguel & AZEVEDO, Antenor Nascimento. 2003. Dahsea Hausirõ Porã ukushe wiophesase mera bueri turi: mitologia sagrada dos Tukano Hausirõ Porã. São Gabriel da Cachoeira: UNIRT, FOIRN.
BALÉE, William. 1992. “People of the Fallow: a Historical Ecology of Foraging in Lowland South America”. In: Kent H. Redford. Conservation of Neotropic Forests: Working from Traditional Resource Use. New York: Columbia University Press. pp. 33-57.
______. 1993. “Indigenous Transformation of Amazonian Forests: an Example from Maranhão, Brazil”. L’Homme, 33(126-128):231-254.
BARBOSA, Manuel Marcos & GARCIA, Adriano Manuel. 2000. Upíperi Kalísi: histórias de antigamente. São Gabriel da Cachoeira: UNIRVA, FOIRN.
BRAUDEL, Fernand. 1968. La historia y las ciencias sociales. Madrid: Alianza Editorial.
BOLAÑOS, Katherine. 2010. Kakua Phonology: First Approach. Disertación de Maestría, The University of Texas at Austin.
BOLAÑOS, Katherine & EPPS, Patience. 2009. Linguistic Classification of Kakua, a Language of Northwest Amazonia. Paper presentado en la conferencia CILLA-IV, The University of Texas at Austin.
BRUCHAC, Margaret M. 2005. “Earthshapers and Placemakers: Algonkian Indian Stories and the Landscape”. In: Claire Smith & Hans M. Wobst (orgs.). Indigenous Archaeologies: Decolonising Theory and Practice. London: Routledge. pp. 56-80.
CABALZAR, Aloísio. 2010. “Petróglifos do Alto Rio Negro: visão contemporânea dos povos indígenas”. In: Edithe Pereira (org.). Petróglifos sul-americanos: Theodor Koch-Grünberg. Belém: Museus Pareaense Emílio Goeldi; São Paulo: ISA. pp. 11-16.
CAYÓN, Luis. 2002. En las aguas de yuruparí: cosmología y chamanismo Makuna. Bogotá: Ediciones Uniandes.
______. 2008. “Ide ma, el camino de agua. Espacio, chamanismo y persona entre los Makuna”. Antípoda Revista de Antropología y Arqueología, (7):141-173.
______. 2011. “Alianza perpetua: bases del manejo ecológico en el noroeste amazónico”. Avá. Revista de Antropología, 19:135-163.
______. 2012. “Lugares sagrados y caminos de curación. Apuntes para el estudio comparativo del conocimiento geográfico de los Tukano oriental”. In: Geraldo Andrello (org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: ISA; São Gabriel da Cachoeira: FOIRN. pp. 168-194.
______. 2013. Pienso, luego creo: la teoría makuna del mundo. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia.
CHACON, Thiago. 2013. “On Proto-Languages and Archaeological Cultures: Pre-History and Material Culture in the Tukanoan Family”. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, 5(1):214-245.
______. 2014. “A Revised Proposal of Proto-Tukanoan Consonants and Tukanoan Family Classification”. International Journal of American Linguistics, 80(3):275-322.
CORNELIO, José Marcellino et al. 1999. Waferinaipe Ianheke: histórias dos Hohodene e dos Walipere-Dakenai do Rio Aiari. São Gabriel da Cachoeira: ACIRA, FOIRN.
CORREA, François. 1996. Por el camino de la Anaconda Remedio: dinámica de la organización social entre los Taiwano del Vaupés. Bogotá: Editorial Universidad Nacional”“Colciencias.
DERBYSHIRE, Desmond C. 1999. “Carib”. In: Robert M. W. Dixon & Alexandra Y. Aikhenvald (eds.). The Amazonian Languages. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 23-64.
EPPS, Patience. (no prelo). “Language and Subsistence Patterns in the Amazonian Vaupés”. In: Tom Güldemann, Richard Rhodes & Patrick McConvell (eds.). The Languages of Hunter-Gatherers: Global and Historical Perspectives. Cambridge: Cambridge University Press.
FAUSTO, Carlos & HECKENBERGER, Michael. 2007. “Introduction: Indigenous History and the History of the ‘Indians’”. In: ______. (orgs.). Time and Memory in Indigenous Amazonia: Anthropological Perspectives. Gainesville: University Press of Florida. pp. 1-43.
FERNANDES, Américo Castro & FERNANDES, Dorvalino Moura. 1996. A mitologia sagrada dos Desana-Wari Dihputiro Põrã. São Gabriel da Cachoeira: UNIRT, FOIRN, ORSTOM.
______. 2006. Bueri Kãdiri Maririye: os ensinamentos que não se esquecem. Organização: Dominique Buchillet. São Gabriel da Cachoeira: UNIRT, FOIRN.
FLOYD, Simeon. 2013. “Semantic transparency and cultural calquing in the Northwest Amazon”. In: Kristine Stenzel & Patience Epps (orgs.). Upper Rio Negro: Cultural and Linguistic Interactions in Northwestern Amazonia. Rio de Janeiro: Museu Nacional/Museu do Índio (Funai). pp. 271-308.
FRANCO, Roberto. 2002. Los carijonas de Chiribiquete. Bogotá: Fundación Puerto Rastrojo.
GALVÃO, Wenceslau Sampaio & GALVÃO, Raimundo Castro. 2004. Livro dos antigos Desana; Guahari Diputiro Porã. Organização: Dominique Buchillet. São Gabriel da Cachoeira: FOIRN.
GENTIL, Gabriel dos Santos. 2005. Povo Tukano: cultura, história e valores. Manaus: EDUA.
GOLDMAN, Irving. 1968 [1963]. Los Cubeo: indios del Noroeste del Amazonas. México: Instituto Indigenista Interamericano.
______. 2004. Cubeo Hehénewa Religious Thought: Metaphysics of a Northwestern Amazonian People. New York, Chichester, West Sussex: Columbia University Press.
HAMMEN, María Clara van der. 1992. El manejo del mundo: naturaleza y sociedad entre los Yukuna de la Amazonía Colombiana. Bogotá: Tropenbos.
HECKENBERGER, Michael. 2002. “Rethinking the Arawakan Diaspora: Hierarchy, Regionality, and the Amazonian Formative”. In: Jonathan Hill & Fernando Santos-Granero (orgs.). Comparative Arawakan Histories: Rethinking Language Family and Culture Area in Amazonia. Urbana and Chicago: University of Illinois Press. pp. 99-122.
______. 2005. The Ecology of Power: Culture, Place and Personhood in the Southern Amazon, A.D. 1000-2000. New York and London: Routledge.
______. 2011. “Deep History, Cultural Identities, and Ethnogenesis in the Southern Amazon”. In: Alf Hornborg & Jonathan Hill (orgs.). Ethnicity in Ancient Amazonia: Reconstructing the Past Identities from Archeology, Linguistics, and Ethnohistory. Boulder: University Press of Colorado. pp. 57-74.
HILDEBRAND, Martin von. 1980. Cosmologie et Mythologie Tanimuka (Amazonie Colombienne). Tesis de Doctorado, Université de París VII.
HILL, Jonathan D. 1993. Keepers of the Sacred Chants: the Poetics of Ritual Power in an Amazonian Society. Tucson: University of Arizona Press.
______. 2011. “Sacred Landscapes and Environmental Histories in Lowland South America”. In: Alf Hornborg & Jonathan Hill (orgs.). Ethnicity in Ancient Amazonia: Reconstructing the Past Identities from Archeology, Linguistics, and Ethnohistory. Boulder: University Press of Colorado. pp. 259-277.
HILL, Jonathan D. & SANTOS-GRANERO, Fernando. 2002. “Introduction”. In: ______. (orgs.). Comparative Arawakan Histories: Rethinking Language Family and Culture Area in Amazonia. Urbana and Chicago: University of Illinois Press. pp. 1-22.
HORNBORG, Alf. 2005. “Ethnogenesis, Regional Integration, and Ecology in Prehistoric Amazonia”. Current Anthropology, 46(4):589-620.
HORNBORG, Alf & HILL, Jonathan D. 2011. “Introduction: Ethnicity in Ancient Amazonia”. In: ______. (orgs). Ethnicity in Ancient Amazonia: Reconstructing the Past Identities from Archeology, Linguistics, and Ethnohistory. Boulder: University Press of Colorado. pp. 1-27.
HORNBORG, Alf & ERIKSEN, Love. 2011. “An Attempt to Understand Panoan Ethnogesis in Relation to Long-Term Patterns and Transformations of Regional Interaction in Western Amazonia”. In: Alf Hornborg & Jonathan Hill (orgs.). Ethnicity in Ancient Amazonia: Reconstructing the Past Identities from Archeology, Linguistics, and Ethnohistory. Boulder: University Press of Colorado. pp. 129-151.
HUGH-JONES, Cristine. 1979. From the Milk River: Spatial and Temporal Process in Northwest Amazonia. London: Cambridge University Press.
HUGH-JONES, Stephen. 1979. The Palm and the Pleiades: Initiation and Cosmology in Northwest Amazonia. London: Cambridge University Press.
______. 1981. “Historia del Vaupés”. Maguaré, 1(1):29-52.
______. 2012. “Escrever na pedra, escrever no papel”. In: Geraldo Andrello (org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: ISA; São Gabriel da Cachoeira: FOIRN. pp. 138-167.
JACKSON, Jean E. 1983. The Fish People: Linguistic Exogamy and Tukanoan Identity in Northwest Amazonia. London: Cambridge University Press.
KOCH-GRÜNBERG, Theodor. 1995 [1909]. Dos años entre los indios. Bogotá: Universidad Nacional. 2 tomos.
______. 2010 [1907]. Petróglifos Sul-Americanos. Belém: Museus Pareaense Emílio Goeldi; São Paulo: ISA.
LANGDON, Thomas. 1975. Food Restrictions in the Medical System of the Barasana and Taiwano Indians of the Colombian North West Amazon. PhD Thesis, Tulane University.
MAIA, Moisés & MAIA, Tiago. 2004. Isâ Yëkisimia Masîke´: o conhecimento dos nossos antepasados. Uma narrativa Oyé. São Gabriel da Cachoeira: COIDI, FOIRN.
MATAPÍ, Carlos & MATAPÍ, Uldarico. 1997. Historia de los Upichia. Bogotá: Tropenbos Colombia.
MEIRA, Sérgio. 2006. “Cariban Languages”. In: Edward K. Brown (ed.). Encyclopedia of Language and Linguistics. Oxford: Elsevier. v. 2, pp. 199-203.
MEGGERS, Betty. 1989 [1971]. Amazonia: un paraíso ilusorio. México: Siglo XXI.
NEVES, Eduardo. 2001. “Indigenous Historical Trajectories in the Upper Rio Negro Basin”. In: Colin McEwan, Cristiana Barreto & Eduardo Neves (orgs.). Unknown Amazon: Culture in Nature in Ancient Brazil. London: The British Museum Press. pp. 266-286.
______. 2011. “Archaeological Cultures and Past Identities in the Pre-colonial Central Amazon”. In: Alf Hornborg & Jonathan Hill (orgs.). Ethnicity in Ancient Amazonia: Reconstructing the Past Identities from Archeology, Linguistics, and Ethnohistory. Boulder: University Press of Colorado. pp. 31-56.
______. 2012. “A história dos Tariano vista pela oralidade e pela arqueologia”. In: Geraldo Andrello (org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: Instituto Socioambiental; São Gabriel da Cachoeira: FOIRN. pp. 223-245.
NEVES, Walter. 1992. “Sociodiversidade e biodiversidade: dois lados de uma mesma educação”. In: Luis E. Aragón (org). Desenvolvimento sustentável nos trópicos úmidos. Belém: Unamaz, UFPA. (Série Cooperação Amazônica). v. 2, pp. 365-397.
NIMUENDAJÚ, Curt. 1982 [1927]. “Reconhecimento dos rios Içana, Aiary e Uapés”. In: ______. Textos indigenistas. São Paulo: Loyola. pp. 123-191.
OLIVER, José R. 2001. “The Archaeology of Forest Foraging and Agricultural Production in Amazonia”. In: Colin McEwan, Cristiana Barreto & Eduardo Neves (orgs.). Unknown Amazon: Culture in Nature in Ancient Brazil. London: The British Museum Press. pp. 50-85.
PALMA, Milagros. 1984. Los viajeros de la Gran Anaconda. Managua: América Nuestra.
PANLÕN KUMU, Umúsin & KENHÍRI, Tolamãn. 1980. Antes o mundo não existia. São Paulo: Cultura.
PETERSEN, James B.; NEVES, Eduardo & HECKENBERGER, Michael. 2001. “Gift from the Past. Terra Preta and Prehistoric Amerindian Occupation in Amazonia”. In: Colin McEwan, Cristiana Barreto & Eduardo Neves (orgs.). Unknown Amazon: Culture in Nature in Ancient Brazil. London: The British Museum Press. pp. 86-105.
POSEY, Darrell. 1987a. “Introdução: etnobiologia: teoria e prática”. In: Berta Ribeiro (org). Suma etnológica brasileira. Petrópolis: Vozes, FINEP. v. 1, pp. 15-25.
______. 1987b. “Manejo de floresta secundária, capoeiras e campos cerrados (Kayapó)”. In: Berta Ribeiro (org). Suma etnológica brasileira. Petrópolis: Vozes, FINEP. v. 1, pp. 173-185.
REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. 1981. “Algunos conceptos de geografía chamanística de los indios Desana de Colombia”. In: Schaden, Egon. Contribuições à antropologia em homenagem ao professor Egon Schaden. São Paulo: Fundo de Pesquisas do Museu Paulista. pp. 255-270.
______. 1986 [1968]. Desana: simbolismo de los indios Tukano del Vaupés. Bogotá: Procultura.
______. 1997a [1989]. “Aspectos biológicos y sociales del complejo del yuruparí en el territorio del Vaupés colombiano”. In: Gerardo Reichel-Dolmatoff. Chamanes de la selva pluvial. Foxhole, Dartington, Totnes, Devon: Themis Books. pp. 275-312.
______. 1997b. [1985]. “Evitación del tapir en el Noroeste Amazónico colombiano”. In: Gerardo Reichel-Dolmatoff. Chamanes de la selva pluvial. Foxhole, Dartington, Totnes, Devon: Themis Books. pp. 77-110.
ROOSEVELT, Anna. 1992. “Arqueologia amazônica”. In: Manuela Carneiro da Cunha (org). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. pp. 53-86.
SANTOS-GRANERO, Fernando. (1998). “Writing History into the Landscape: Space, Myth and Ritual in Contemporary Amazonia”. American Ethnologist, 25(2):128-148.
______. 2002. “The Arawakan Matrix: Ethos, Language and History in Native South America”. In: Jonathan Hill & Fernando Santos-Granero (orgs.). Comparative Arawakan Histories: Rethinking Language Family and Culture Area in Amazonia. Urbana and Chicago: University of Illinois Press. pp. 25-50.
STEWARD, Julian. 1948. Handbook of South American Indians. Washington: Smithsonian Institution. v. 3.
STRADELLI, Ermanno. 2009 [1900]. “Inscrições indígenas na região do Uaupés”. In: ______. Lendas e notas de viagem: a Amazônia de Ermanno Stradelli. São Paulo: Martins Fontes. pp. 349-371.
TARIANO, Ismael. 2002. Mitologia Tariana. Manaus: Valer, IPHAN.
TENÓRIO, Higinio Pimentel; RAMOS, José Barreto & CABALZAR, Flora. 2005. Wiseri Makañe Niromakañe: casa de transformação, origem da vida ritual Utapinopona Tuyuka. São Gabriel da Cachoeira: AEITU; São Paulo: Instituto Socioambiental.
TORRES, Alfonso. 1969. Mito y cultura entre los Barasana. Bogotá: Universidad de Los Andes.
VIDAL, Silvia. 2003. “The Arawak-Speaking Groups of Northwestern Amazonia: Amerindian Cartography as a Way of Preserving and Interpreting the Past”. In: Neil L. Whitehead (org.). History and Historicities in Amazonia. Lincoln: University of Nebraska Press. pp. 33-57.
WRIGHT, Robin. 1992. “História indígena do noroeste da Amazônia: hipóteses, questões e perspectivas”. In: M. Carneiro da Cunha (org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. pp. 253-266.
______. 2005. História indígena e do indigenismo no Alto Rio Negro. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Instituto Socioambiental.
______. 2013. Mysteries of the Jaguar Shamans of the Northwest Amazon. Lincoln and London: University of Nebraska Press.
XAVIER, Caco. 2012. “A escrita de Ñaperikoli: ensaio sobre os petroglifos do Içana”. In: Geraldo Andrello (org.). Rotas de criação e transformação: narrativas de origem dos povos indígenas do Rio Negro. São Paulo: ISA; São Gabriel da Cachoeira: FOIRN. pp. 195-210.
ZUCCHI, Alberta. 2002. “A New Model of the Northern Arawakan Expansion”. In: Jonathan Hill & Fernando Santos-Granero (orgs.). Comparative Arawakan Histories: Rethinking Language Family and Culture Area in Amazonia. Urbana and Chicago: University of Illinois Press. pp. 199-222.

Téléchargements

Publié-e

2018-02-16

Comment citer

Cayón, Luis, et Thiago Chacon. 2018. « Conocimiento, Historia Y Lugares Sagrados. La formación Del Sistema Regional Del Alto río Negro Desde Una visón Interdisciplinar ». Anuário Antropológico 39 (2):201-33. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6826.

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.